sábado, 31 de janeiro de 2009

PORTSMOUTH, O FRIO RECEBEU-NOS

A Spinnaker Tower deu-nos as boas vindas, á chegada a Portsmouth. Estava uma manhã fria, e o sol que brilhava era impotente para aquecer, por pouco que fosse, a manhã de 30 de Janeiro.

Com a chegada a este porto Inglês, terminamos a primeira tirada, que teve o seu inicio em El Ferrol, e como ponto alto a participação na "Weekly War" de quinta-feira, onde mais uma vez tivemos como opositores, as forças de "Ginger" (que eu pensava ter derrotado em 2005).

Até segunda feira, dia 02 de Fevereiro temos diversas actividades á nossa espera, desde "Force Mettings", planeamento dos exercícios para a 1ª semana de mar, entre outros.

E claro que teremos também a componente lúdica, que inclui viagem a Londres (para quem tiver interessado, claro, mas com este frio à que pensar duas vezes, ou mais), visitar os inúmeros pontos de interesse, que Portsmouth disponibiliza, e comprar uns "souvenirs" para quem a milhares de quilómetros pensa em nós, com a mesma intensidade que nós pensamos neles.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

NRP ALVARES CABRAL - FLAG SHIP

A Fragata Álvares Cabral (FFGH), é desde dia 23 de Janeiro o Flag Ship da SNMG1. Num trabalho de Carlos Dias, apresentamos 4 perspectivas do navio, em fotografias obtidas a partir da RIHB (Semi rígida), durante o transito El Ferrol - Portsmouth e em pleno Golfo da Biscaia.




quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

EL FERROL EM FOTOS

Num trabalho do nosso fotografo Carlos Dias, apresentamos algumas fotos tiradas durante a estadia em El Ferrol - Espanha.

(Vista nocturna)

(Câmara Municipal)

(Imagem de Santo António)

(Por la calle)

(Arsenal de Marinha)

(Entrada da Base Naval)

(Zona residencial da Base Naval)

(NRP Alvares Cabral e ESPS Alm J. Bourbon)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

HASTA LA VISTA FERROL

Depois de uma semana atracados em El Ferrol, onde recebemos o comando da SNMG1, chegou a altura da partida e de rumarmos ao sul de Inglaterra, onde iremos participar em exercícios na área do OST, continuando a preparação do navio e guarnição para os exercícios Instrex e Loyal Mariner.As condições do mar que encontramos não eram as melhoras, mas também não eram aquelas que se esperavam. Depois da volta á faina foi altura do passarmos ao treino, desde contagem rápida, postos de abandono, exercícios LA, e operações de voo.

O adestramento da guarnição continua para manter os padrões obtidos no ultimo POST, ao passo que nós (Staff) a pouco e pouco vamos voltando aos níveis de operacionalidade que tínhamos quando deixamos os nossos navios, e começando novamente a apurar o sentido de equilíbrio necessário nestas situações de mar, assim nos ajude “o engenho e a arte”.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

domingo, 25 de janeiro de 2009

A NOSSA "FADA DO LAR"

Vânia Teixeira, é a TFD do CSNMG1. Adepta confessa do FC Porto, e com simpatia pelo Leixões, define-se como uma Nortenha dos sete costados. No que respeita à parte amorosa, a suas tendências vão mais para o Alentejo (mas isso são assuntos que só a ela lhe dizem respeito).

Para nós, a Vânia, ou a "Nossa Loirinha" como carinhosamente lhe chamamos, é a nossa "Fada do Lar". A camisa branca do 3-B, lavada e passada a ferro, é o exemplo da forma como nos trata.

Fica assim e, em poucas linhas o nosso agradecimento á Vânia, e a promessa que vamos tentar estragá-la com mimos (mesmo que factores Eléctricos, alheios á missão, possam notar uns quilinhos a mais no final da missão). Bolo de Bolacha allez, Bolo de Bolacha allez, allez.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

NOSSO....O COMANDO É NOSSO

Passavam 25 minutos das 1000 horas locais, quando o CALM Pereira da Cunha assumiu o comando da SNMG1 (Standing Nato Maritime Groupe 1). A Cerimónia foi presidida pelo Almirante de Northwood, e contou com a presença de inúmeros convidados, entre entidades militares e civis.

(As Bandeiras de Espanha, Portugal e Nato)

(Elementos do Staff que inicia e que terminou)

(Pelotão do NRP Alvares Cabral)

(Alm Rodriguez, Alm Northwood, Alm P. Cunha)

Assim sendo, e num dia de temporal, que ainda se mantém, foi entregue a missão, como se fosse um recém-nascido, que temos de cuidar, e fazer crescer para que no próximo ano em Janeiro, o possamos entregar á Marinha Dinamarquesa. Finda a cerimónia, seguiu-se uma recepção a bordo do NRP Alvares Cabral (Flag Ship), onde o Staff que terminou a sua missão, desejou "fair winds and God speeds" ao Staff que inicia agora a sua missão.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

PARABÉNS ANDRADE

Foi no dia da chegada (19 de Janeiro) que o nosso SAC, completou mais um aniversário. Depois de um almoço em família a bordo do NRP Alvares Cabral, onde foram cantados os parabéns, e cortado o bolo, seguiu-se uma tarde onde foram apresentados os nossos congéneres Espanhóis e os oficiais do Staff. O jantar no restaurante "El Pincho" foi o culminar das celebrações, que esperamos voltar a repetir para o próximo ano em solo Lusitano, onde a única exigência do aniversariante tem a ver com a ida ao "Irish Pub", em Lisboa.

Foto: Gualter Jacinto

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

FRIO E CHUVA À NOSSA ESPERA

Passavam poucos minutos das 1000 da manhã, quando atracamos em El Ferrol. Uma manhã invernosa, com muita chuva e frio, complementada por um céu cinzento, deu-nos as boas vindas.
Podemos então dizer que a aventura vai começar, pois a partir desta tarde começamos a receber o comando da SNMG1, que nos é entregue por "nuestros hermanos", embarcados na FFGH Almirante Juan de Bourbon, e assim sendo dia 23 será a passagem oficial de comando, e dia 26 lá sairemos rumo a Portsmouth envergando a bandeira da SNMG1, que nos acompanhará até 26 de Janeiro de 2010.

domingo, 18 de janeiro de 2009

DEIXEM-ME...

Não me digam adeus, deixem apenas os braços abertos para me abraçarem á chegada. Deixem as lágrimas escorrer-me pelo rosto, para que a saudade me vá invadindo lentamente.

Deixem-me olhar as margens do Tejo com a nostalgia do momento, e olhar ao longe o Bugio que me abre as portas do mar e do sonho.

Deixem-me desfrutar a magia de sulcar as águas azuis e acariciar as Ninfas que Camões cantou.

Enfim deixem-me sair a barra, abraçar o oceano imenso nas asas de uma gaivota, e gritar aos setes ventos as saudades que deixo neste meu Portugal amado. FG

Fotos: Carlos Dias

sábado, 17 de janeiro de 2009

ATÉ BREVE LISBOA

Passavam poucos minutos das 1000 horas da manhã, quando a FFGH Alvares Cabral largou da Base Naval de Lisboa, rumo a EL Ferrol - Espanha, para assumir o comando da SNMG1 (Standing Nato Maritime Group 1). Está assim iniciada a nossa aventura que nos levará até sitios tão distantes como Paquistão, India e Austrália.
Foto: Carlos Dias

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

THANKS MARTA AND STAFF

Na semana da partida, o Staff da SNMG1 agradece á Ten Marta e a todo o seu Staff, os ensinamentos que nos tansmitiram durante a nossa permanência no Gabinete de Lingua Inglesa. Se neste momento nos sentimos muito melhor preparados para levar a efeito a nossa missão no que concerne á lingua inglesa, muito se deve ao profissionalismo e dedicação manifestado pelo GLI, aos seus formadores e pessoal de apoio.
Para terminar resta-nos desejar ao GLI tudo de bom com mar chão e aragens, ou então "Fair winds and God speeds".

sábado, 3 de janeiro de 2009

ESPOSA DE MARINHEIRO

A poucos dias do inicio da nossa missão, o Sailors News dedica este texto a todas as Esposas de Marinheiros em geral, e ás nossas em particular. Um grande bem haja para todas.

«Quando as tuas amigas falam de pequenas demoras de seus maridos, sorris tristemente. O teu tarda semanas, ás vezes meses. Elas protestam por algumas horas de imprevista solidão. Tu calas porque estás só dias e noites.
A ti são negadas algumas satisfações das demais esposas: a de preparar a casa e de embelezar-te para ele, realizas estas tarefas de forma quase automática, porque não tens a recompensa de um elogio.
As noites te trazem a inquietude. Pensas profundamente em quem guia o seu barco, vês ondas altas enfurecidas, ouves o rugir da tempestade. Ás vezes sonhas que ele voltou, que está a teu lado. A alegria te faz despertar mas abraças o vazio. O silêncio recebe tuas lágrimas e prometes arrancá-lo para sempre do encanto do mar e dos portos. Porém, logo compreendes que jamais cumprirás este propósito. Acaso lhe pedirias se fosse médico que deixasse de curar? Pedirias se fosse músico que deixasse de compor? Marinheiro o conhecesses-te e o aceitaste e assim prosseguirá. Não, não poderás estreitar seus horizontes sem limites com a eternidade.
Esposa de marinheiro. Alegra-te! Só tu, entre as casadas, continuas sendo um pouco noiva do teu marido. A rotina e o tédio que matam tantos amores não prevalecerão contra o teu. Tua imagem idealizada pela ausência o acompanha sempre. Não temas o fascínio de outras terras, tu és a mais forte, ainda longe. És o alento e a esperança. Não importa que não te veja diariamente, mas que, á sua chegada, encontre o seu lar e a sua mulher superiores aos seus sonhos.
Tua paixão de amor merece o monumento que tens na Suécia, de pé, em uma coluna sobre a alta montanha, se vê ali tua imagem, símbolo do amor permanente. O vento te despenteia e brinca com tuas roupas. Estás só e tens muito frio, porém não deixas de olhar para o mar. Não te interessa a cidade que brilha lá em baixo. Em teu peito, que parece de pedra, o coração se agita como uma gaivota prisioneira que quisera voar atrás de um barco.»

Amadeu Martire Filho

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

VÃO E VOLTEM. MATEM AS SAUDADES...

O nosso Camarada António Gamito (SMOR CE), enviou-nos um texto que publicamos de seguida, com o nosso agradecimento e a promessa de cumprir o seu desejo, e "matar as saudades, que por lá deixou".

Vão e voltem. Matem as saudades que por lá deixei. Já eu matei outras, por outros lá deixadas…Good Luck. Fair Windows e nunca vos esqueçais que:

Esse é vosso "Nosso Navio" e vós ...sois na verdade, os da Marinha. Aqueles que têm o privilégio de passar noites infernais sob tormentas, sem um queixume e, sobretudo, sem que ninguém pense que pode ser pago em moedas tão imaterial sacrifício. Aqueles que dia-a-dia aprendem a lealmente lutar com mares e ventos; que podem em toda a sua magnitude, sentir a dureza e fragilidade da vida ... Nada vos devem os senhores da terra. Gozais desses estranhos prazeres que a eles são vedados, agradecidos à vossa boa estrela que vos fez marinheiros.

" In "O Nosso Navio" Sarmento Rodrigues, 1944

Foto de Rui Vale Sousa