sexta-feira, 27 de março de 2009

MARÉ AZUL NO MAR VERMELHO

Domingo dia 22 de Março, aproveitando a 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, os "Dragões" da Corte Real juntaram-se em animado convívio.

As águas calmas do Mar Vermelho, serviram de base á onda Azul, e o hangar foi o palco do manjar. Como seria de esperar tudo correu dentro do mais salutar convívio e camaradagem, e nem foi necessário colocar o "Boby e o Tareco" a tomar conta das tropas. Enfim mais uma missão concluída com sucesso, aliada ao resultado dos Dragões na Amadora.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quinta-feira, 26 de março de 2009

O CANAL DO SUEZ

Depois de deixarmos o porto de Souda Bay, na Ilha de Creta - Grécia, a força dirigiu-se para leste, tendo como objectivo fundear em Port Said, no Egipto antes de atravessar o Canaz do Suez.

Chegados ao fundeadouro na tarde de 19 de Março, iniciou-se a preparação para atravessar um dos canais mais mediáticos do mundo e um dos mais movimentados. Já era noite no Egipto quando se iniciou o trânsito.

E com a noite se iniciou a viagem e já era dia (e bem dia) quando a mesma terminou e chegamos ao Mar Vermelho. Durante as aproximadamente 1400 milhas náuticas do Canal podemos cenários que apenas vimos em séries, filmes ou em revistas.

Como é lógico, alguns dos elementos da guarnição já tinham atravessado o Canal do Suez, e lá foram servindo de "cicerones", para os debutantes na experiência.

Na foto abaixo, podemos ver os navios da força, com a fragata Espanhola ESPS Blas de Lezo em primeiro plano, seguida pelo reabastecedor alemão FGS Spessart, e a fragata alemã FGS Emden.

E chegados ao Mar Vermelho, tinha terminado mais uma etapa da nossa missão. Agora do outro lado do mundo, venham de lá esses piratas.

Fotos: Steve Turner e Carlos Dias (SPRS)

segunda-feira, 23 de março de 2009

CIMEIRA LUSO-GERMÂNICA

O jantar de dia 16 de Março, foi aproveitado para comemorar mais um aniversário do Supervisor da Corte Real (1Sar Valdoleiros) e para uma cimeira Luso-Germânica. O local foi o porto de Souda Bay, onde os navios estavam atracados desde dia 13 (FGS Emden) e 15 (NRP Corte Real).

Do camarão, aos enchidos, queijo e carne de vaca tudo fez parte deste repasto, que foi regado com um vinho frisante da região do Cartaxo de seu nome "Plexus).

E como as fotos documentam, os Lusos não deixaram os seus créditos por mãos alheias e proporcionaram aos seus parceiros Alemães um jantar ao mais alto nível.

A mesa dos Supervisores do CO (Santos - SNMG1), Valdoleiros (Corte Real) e Oli (Emden), com a presença do Rodrigues (responsável pelas redes - Staff) e que garantiu que toda a informação fluía em alta velocidade e legível.

Alguns dos Radaristas de Bordo em posse para a posteridade, e onde podemos identificar os responsáveis pela introdução do vinho (Plexus) a bordo, nada mais nada menos que o Calvo e o Filipe.

Depois de jantar foi tempo de um "Whiskizito", para ajudar na digestão e para mais dois dedos de conversa, até pelo facto de só voltarmos a encontrar os nossos camaradas Alemães, daqui a um mês num Porto "próximo" do Indico.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

domingo, 22 de março de 2009

BEER CALL - CPO MESS FGS EMDEN

Dia 15 de Março, foi o dia escolhido para a FGS Emden oferecer um "Beer Call" aos CPO's (Chief Petty Officers) da SNMG1. Na foto de cima o discurso de boas vindas.

Com os navios atracados em Souda Bay, na Ilha de Creta na Grécia, foi a oportunidade para os Sargentos da Fragata Alemã, darem as boas vindas aos navios recém chegados (NRP Corte Real e ESPS Blas de Lezo). Na foto de cima os convivas atentos ao discurso de boas vindas.

Para além da fragata Portuguesa e Espanhola, também estiverem presentes elementos do Reabastecedor Spessart e da fragata Americana Klakring, que entretanto se despedia da força, rumo a outra missão, algures num dos oceanos que nos rodeia. Na foto de cima elementos da organização, trabalhando para saciar a sede da rapaziada.

Como era de esperar o Staff esteve presente e bem representado, como a foto documenta, onde o SCCY (Cardoso), o SENS (Ramos) e o SPOW (Cerqueira), aproveitaram para "derrubar" umas canecas de cerveja alemã, e onde obtiveram nota final de BZ (superior a Good).

Mais uma foto das organizadoras de volta da bebida mais popular da Alemanha. Boa cerveja e mulheres bonitas, uma combinação que resulta sempre.

Para finalizar uma imagem da festa, onde foi bem patente uma das máximas da SNMG1, ou seja o convívio entre guarnições, antes de se largar do porto tendo em vista a próxima missão.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sábado, 21 de março de 2009

UMA SEMANA NA FGS EMDEN

Durante uma semana a FGS Emden, acolheu o CSNMG1 e parte do seu Staff que foi designado como CSNMG1 FWD. Ficam algumas fotos dessa passagem pelo navio alemão, e o agradecimento pela forma como fomos recebidos. Obrigado FGS Emden e deixem-me dizer que nos sentimos todos como se fizéssemos parte da "Emden Family".


(Olha!!!!, até parece que este espaço foi feito á minha medida.)

(Oh Super, vai um cafezinho?????)

(Depois daquele Arroz de Frango e do bolo, só me apetece descansar)

(O Supervisor do Co, e a Daily Motivation de dia 12.03.09)

(O nascer do dia ao largo da Sicília)

(O clã da Guerra Electrónica)

(À chegada a Souda Bay - Grécia)

Fotos: Paulo Monteiro (SCEWS)

sexta-feira, 20 de março de 2009

SEE YOU AGAIN IN AUGUST!!!!!

Quase dois meses depois de ter iniciado a missão a Fragata Álvares Cabral, deixou-nos com um até já, pois em Agosto junta-se novamente a nós (Staff) para o cumprimento da 2ª parte da SNMG1.

Ficam algumas fotos de alguns elementos da guarnição, como agradecimento pelo forma como nos receberam. Na foto de cima o Sar L Norte e o Gr OP Ranito em plena acção na ponte.

Domingo, 08 de Março de 2009, Dia Internacional da Mulher, e como tal as "Mulheres, meninas e moças" da guarnição juntaram-se para festejarem esse dia que é seu por direito.

A nossa TFD, a jovem Branco com o seu bonito sorriso, e que durante a missão completou 21 anitos. Já agora aproveito para informar que é uma campeã no jogo das setas. Eu que diga...!!!

Hora da faina, e a equipa do castelo está a postos, Electricistas e Abastecimentos dizem presente.

Por fim, um grupo de "Japoneses" como carinhosamente lhe chamamos em pleno Flight Deck, Paula, Ma-Marques (o mais antigo do DAE) e Caseiro.

UNS A NAVEGAR, OUTROS A PASSEAR

O pessoal do Staff que ficou a bordo do NRP Álvares Cabral para fazer a mudança para o NRP Corte Real, aproveitou o único dia de folga e depois de serem praticamente "corridos" pelo COS (Chief of Staff), que já estava farto de os ver a trabalhar mais que o devido, para conhecerem a Ilha da Sicília.

E assim lá foram eles, passear e conhecer a Ilha Italiana, desde o vulcão Etna até á cidade de Taormina, nada escapou a esta equipa. Na foto de cima à saída de bordo com as fragatas Portuguesas como pano de fundo.

Taormina foi ponto de passagem obrigatório, além da beleza da cidade, a gastronomia também necessitava de ser descoberta e saboreada.

Numa posse para a posteridade, e onde podemos ver o nosso fotografo oficial Carlos Dias (SPRS) (1º da esquerda para a direita) e que raramente aparece, mas que muito contribui para a efectivação deste espaço no que concerne ás fotos.

Nesta fotografia a nossa "Fada do Lar", a Loirinha como carinhosamente lhe chamamos, numa posse, talvez já a treinar para Setembro do próximo ano. Para terminar convém referir que o titulo deste post não passa de uma brincadeira, pois o trabalho foi árduo e só uma equipa coesa como felizmente temos, conseguiu fazer o trabalho com o maior profissionalismo e ainda ter tempo para dar uma volta pela Ilha da Sicília.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quinta-feira, 19 de março de 2009

O DIA DO PAI

Hoje é dia do Pai, e tu tristemente olhas para a fotografia dele. O teu Pai é diferente dos outros Pais, o teu passa dias, semanas e meses longe de ti, mas é o teu Pai, e ele gosta do que faz e tem orgulho nisso, e tu sabes disso, e quando olhas a fotografia dele novamente, revês-te no seu sorriso e abres as asas do pensamento e voas feliz até ao pé dele, para o poderes beijar e abraçar, e dizer do fundo do coração «Feliz dia do Pai».
Sabes, também deste lado o sentimento é o mesmo, olha-se a fotografia, esquece-se o presente que orgulhosamente fizeste na escola, ou compraste naquela loja da esquina, e voa-se em pensamentos até ao pé de ti para poder dizer carinhosamente «Obrigado».
Mas a vida do mar é assim, leva as pessoas que amas para longe e durante muito tempo, mas assim como as marés que todos os dias regressam ao mesmo sitio, traz-las de volta, com o mesmo sorriso que tu vês na fotografia que carinhosamente guardas contigo, para poderem dizer o prazer que têm em poder-te chamar filho ou filha, e assim sendo, mesmo com estes milhares de milhas a separamos-nos, apenas podemos dizer: «Obrigado por fazeres parte da minha vida»

Texto: FG

MUDANÇA DE NAVIO-CHEFE

Augusta, na ilha de Sicília na Itália, foi o palco da mudança de navio chefe da SNMG1-09. A Fragata Álvares Cabral que iniciou a missão em 17 de Janeiro passava assim o testemunho à sua irmã mais nova Fragata Corte Real. Na imagem abaixo as duas "irmãs" atracadas de braço dado.

A mudança decorreu entre os dias 09 e 13 de Março, e os elementos do Staff em particular e das guarnições em geral, tiveram uns dias atarefados, a efectuar a mudança de um para o outro navio, no que concerne a material do Staff, e claro os pertences pessoais de quem mudou, cabendo ainda aos elementos que ficaram a bordo da Álvares Cabral mudar as coisas dos elementos que estavam a navegar na FGS Emden.

Foram bons os tempos passados a bordo da Álvares Cabral (na foto de cima á saída de Lisboa no dia 16 de Fevereiro), mas agora é tempo de continuar a missão a bordo da Corte Real (em baixo na foto durante o Instrex 09).

Com a mudança de navio, houve também a mudança dos destacamentos de Helis embarcados. Foi embora o "Rogue" e chegou o "Daxter". Em baixo a foto de "família" dos dois destacamentos.

Dia 13 às 0001 o NRP Corte Real assumiu as funções de navio chefe, largando no dia segunda de Augusta, rumo a Souda Bay - Grécia, para receber o CSNMG1 e restante Staff que tinham estado embarcados na FGS Emden.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quarta-feira, 18 de março de 2009

O STAFF MUDOU-SE PARA A FGS EMDEN

Dia 08 de Março, domingo, dia Internacional da Mulher foi o dia escolhido para parte do Staff embarcar na Fragata Alemã Emden. O motivo foi o facto de a Fragata Álvares Cabral rumar a Augusta - Itália, para o "handover" com a Fragata Corte Real.

Pela manhã começou então a mudança, com os primeiros elementos a serem transportados pelo "Rogue" Helicóptero da Álvares Cabral, que aproveitou também para levar a médica de bordo e um elemento da guarnição para ser observado pela dentista da Fragata Emden.

O Almirante CSNMG1, 3 Oficiais e 4 Sargentos foram os elementos do Staff que embarcaram no navio alemão, formando o CSNMG1 FWD, para continuarem o exercício Loyal Mariner 09.

Da parte da tarde os restantes elementos que não tinham sido transportados pelo "Rogue", foram transportados de semi-rígida, ficando assim concluída a transferência de Staff entre os navios.

Quanto aos restantes elementos do Staff seguiram a bordo da Álvares Cabral. para efectuarem a mudança para a Corte Real que será o Flag Ship até Julho.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

terça-feira, 10 de março de 2009

VISTORIA NO MAR

Inserido no Loyal Mariner 09, realizou-se um exercido de Boarding e Vistoria no mar, onde o pelotão de Abordagem dos Fuzileiros teve acção preponderante.

Este exercício destina-se a treinar o pelotão de abordagem e a equipa de vistoria para missões futuras, nas quais se salienta o combate á pirataria no mar na zona da Somália e o embargo ao Iraque.

Desta feita a fragata alemã FGS Emden simulou um navio mercante, suspeito de transportar droga, armas e substâncias explosivas, para um país alvo de embargo, por determinação da ONU.

Depois de garantida a segurança por parte do pelotão de Fuzileiros, foi a vez da equipa de vistoria entrar em acção, procurando as substâncias que supostamente eram transportadas pelo navio suspeito).

Durante a minuciosa inspecção que o navio foi alvo, sempre sob a apertada vigilância da equipa de segurança, no intuito de evitar situações que pusessem em perigo a integridade física da equipa de vistoria, lá foram encontrados os materiais que se suspeitavam.

Entre líquidos explosivos, e droga, tudo foi confiscado e o navio apresado. Tudo não passou de mais um exercício, mas serviu para treinar uma das situações mais comuns, nesta era de pirataria marítima.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)