quarta-feira, 29 de abril de 2009

SNMG1 CHEGA AO PAQUISTÃO

A Banda da Pakistan Navy, dava as boas vindas á SNMG1, no Berth 4 do Cais Comercial de Karachi, no Paquistão. A Corte Real como navio chefe foi o primeiro a atracar, e a sentir o "ambiente" destas paragens.

A fragata Holandesa "De Zeven Provincien" foi o segundo navio a atracar, ficando a ré da Corte Real.

De seguida foi a vez da fragata Canadiana "Winnipeg", chegar a Karachi, atracando de braço dado com o Flag Ship.

Por fim foi a vez de "Nuestros Hermanos" a fragata "Blas de Lezo" atracou à Zeven e assim estava consumada a primeira vez de uma força da NATO, neste caso a SNMG1 (Standing Nato Maritime Group 1), atracar no Paquistão.

Um perímetro de segurança constituído por contentores, foi construído em redor do cais para que "nada" pudesse manchar este momento, e para que este seja o primeiro de muitos, e que os outros possam ser encarados como se de uma viagem de rotina se tratasse.

Além da barreira de contentores, vários militares Paquistaneses foram colocados no cais, fazendo uma segurança mais próxima dos navios.

Nesta imagem podemos ver as fragatas Corte Real e Winnipeg atracadas de braço dado no cais 4.

E no cais 5 as fragatas Zeven de Provincien e Blas de Lezo juntas, sendo igualmente dois dos expoentes máximos da construção naval Europeia, e que podemos dizer "uns verdadeiros Formula 1"

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

WELCOME TO PAKISTAN

HISTÓRICO...!!! Poderia ter sido o titulo dado a este post, ou "quiçá" PARA MAIS TARDE RECORDAR...!!!. Um sol envergonhado deu as boas vindas, à primeira vez que uma força da NATO visitou o Paquistão.

Karachi, era o porto de destino e a Corte Real (Flag Ship) ao assumir a condição 2-A (Navegação em águas restritas), de imediato içou o seu indicativo visual - CTFL

Nada foi deixado ao acaso, e a segurança foi ponto principal, na foto de cima podemos ver um dos patrulhas Paquistaneses, que vigiavam a área.

Também lanchas rápidas foram utilizadas para manter o perímetro de segurança. e para que esta visita seja lembrada como um marco nas relações entre a NATO e o Paquistão, e não por outros motivos.

Mas como nada foi deixado ao acaso, até a vigilância área foi efectiva. Na foto um Alouette da Marinha Paquistanesa controlando o espaço aéreo.

À chegada ao Porto Comercial de Karachi, os cenários eram diferentes daqueles que normalmente estamos habituados a ver, e no ar pairava um cheiro, que não sendo desagradável, era no mínimo estranho (ao invés desta, manhã em que decididamente era horrível)

E "step by step" lá fomos entrando, e todo o que nos rodeava era no mínimo diferente, ou não estivéssemos num país Árabe.

Foi altura do pessoal da "Opintel", começar a recolher toda a informação possível sobre este novo porto de visita (PVST).

O Farol que guia todos os navegadores da área, erguia-se imponente, como que dizendo «...mesmo que venham de noite ou com o nevoeiro mais cerrado, cá estarei para vos orientar...»

A "Pakistan Naval Academy", fica situada na outra margem, e foi alvo de visita pormenorizada do Almirante CSNMG1, e os Comandantes dos navios.

A actividade da pesca local continuou, calma e tranquila, sem a entrada da força da NATO, causasse alguma interferência, ou fosse motivo de alguma curiosidade, se calhar "trabalho de casa", efectuado pelas autoridades Paquistanesas.

Na mesma margem da Navy Academy, situa-se a Base Naval, onde podiam ser vistas algumas Fragatas (ex- type 21, da Inglaterra, e que algumas delas estiveram presentes nas Falkland)

E o porto de abrigo, que qualquer Homem do Mar anseia, surgia aos nossos olhos como se um aglomerado de embarcações de pesca, mas nisto da vida do mar e em particular da vida da pesca, é sempre uma visão reconfortante.

Por fim o Cais Comercial, onde iríamos atracar, mas essa parte será alvo de um novo post.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

terça-feira, 21 de abril de 2009

AJUDANTE É POSTO, NÃO É FUNÇÃO!!!

Sempre existiram vozes discordantes em relação á classe de Sargentos e ao nome dos postos inerentes á mesma. Se temos Segundos Sargentos, Primeiros Sargentos, porque raio de motivo logo a seguir vem o Sargento Ajudante. Vasculhados os mais profundos arquivos e horas e horas perdidas em busca da razão, tendo inclusive sido comparados os nomes dos postos das outras Marinhas, a conclusão, e desculpem a redundância acabou por ser inconclusiva, e perante tal resultado apraz-me apenas dizer que "Ajudante é posto e não função".
Para ilustrar o "latim" que deixei nas linhas acima fica a foto dos três Sargentos Ajudantes do Staff, da esquerda para a direita: SAJ C Cardoso (SCCY), SAJ C Gavancho (SCRS) e SAJ R Santos (SCOPS).

Foto: Carlos Dias (SPRS)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

O RAS VISTO DE OUTRA MANEIRA

As operações RAS (Replenishment at sea), ou reabastecimento no mar é provavelmente uma das manobras mais importantes e vitais para as forças que se encontram no mar e em áreas de operações que as obriguem a passar longos períodos sem praticar nenhum porto.

Aliado a isso podemos afirmar também que se trata de uma das manobras mais perigosas, nomeadamente á noite e com mares alterosos.

Desta feita a operação vital foi realizada com o RAF "Wave Knight" teve a particularidade de ser fotografada a partir do "Daxter" Heli orgânico da Fragata Corte Real, e assim o Sailors News aproveita para divulgar algumas imagens de rara beleza de mais uma operação RAS, desta feita algures no Gofo de Áden durante a Operação Allied Protector

Fotos: José Ferreira (Sar Us)

domingo, 19 de abril de 2009

CONVIVÍO IBÉRICO

Entre dia 06 e 10 de Abril, parte do Staff esteve embarcado a bordo da Fragata Espanhola Blas de Lezo, alias como já tinha sido noticiado neste espaço.

Cedo se verificou que as seculares relações Ibéricas, funcionam na perfeição e foi com naturalidade que os elementos do Staff se integraram no grupo, com se dele fizessem parte, ou atrevo-me mesmo a dizer como se da guarnição fizessem parte.

O ultimo dia a bordo, serviu para que os Sub-Oficialles Espanhóis, oferecessem aos seus congéneres Portugueses, um pequeno "beberete" antes de almoço, onde além das palavras de circunstância, foram também trocadas algumas lembranças.

Entre as lembranças, destaque para uma cresta, com o símbolo do Staff, que passará a figurar no "Comedor de Sub-Oficialles" (Messe de Sargentos), e que assinalará a nossa passagem pela Blás de Lezo.

Foram também oferecidas umas moedas, com o símbolo da SNMG1, ao mais antigo, ao mais marreta e á única camarada Sub-Oficial que faz parte da guarnição.

Na foto de cima o mais antigo do Staff presente (Saj C Cardoso), ouvindo o discurso do mais antigo Espanhol, enquanto saboreia um pedaço de queijo que "Nuestros Hermanos" colocaram á disposição.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sexta-feira, 17 de abril de 2009

PÁSCOA NO GOLFO DE ÁDEN

A Páscoa representa para todos os Católicos uma época muito especial, onde todos aproveitam para reflectir e participar nas cerimónias que se realizam nesta quadra. Sendo os Marinheiros, profundamente crentes, a quadra Pascal não poderia ser deixada passar em branco.

A bordo da Fragata Espanhola Blas de Lezo, envolvida na "Operação Allied Protector" na zona da Somália, mais propriamente no Golfo de Áden, a Páscoa foi celebrada com uma série de cerimónias, onde mais uma vez a devoção este bem presente.

Aproveitando o facto de a bordo se encontrar um Capelão, celebrou-se na quinta-feira dia 08 uma Eucaristia, na qual grande parte da guarnição participou.

Finda a Eucaristia, iniciou-se uma Vigília, que durou até ao Domingo de Páscoa, e onde os elementos da guarnição se iam rendendo mutuamente, por forma a estar sempre alguém presente.

Foi assim a milhares de milhas de suas famílias, que os elementos da Fragata Blas de Lezo celebraram mais uma Páscoa, esta sem duvida, diferente de tantas outras.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

terça-feira, 14 de abril de 2009

CORTE REAL VISITOU SALALAH - OMÃ

O porto de Salalah em Omã, foi a escala do Flag Ship "Corte Real", nos dias 07 e 08 de Abril.

A escala teve como principal objectivo o reabastecimento do navio no que concerne a mantimentos e "spares" entretanto chegados de Lisboa.

Ficam algumas fotos do enviado especial do Sailor News - Luís Cerqueira, pelo facto do fotografo oficial se encontrar a bordo da fragata Espanhola Blas de Lezo.

Curta, mas retemperadora, foi a opinião generalizada dos elementos do Staff que tiveram o privilegio de pisar terras da Arábia, onde tudo, acaba por ser diferente.

A pedido dos elementos do Staff presentes em Salalah, o Sailors News não publica as suas fotos, pois seria de difícil identificação, pois todos, mas literalmente todos, foram obrigados a usar a famosa "burca" durante o passeio.

Como é óbvio, o paragrafo anterior, tratou-se de uma brincadeira, e o que ficou na retina, foi o desejo de voltar, com mais tempo até para usufruir das excelentes instalações hoteleiras existentes em tão exótica paragem.

Fotos: Luís Cerqueira (SPOW)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

ACTIVIDADES DESPORTIVAS A BORDO

A ordem nr 98 para el miercoles de 08 de Abril del Año 2009, á Blas de Lezo contemplava no ponto 9.3 a seguinte informação:
Actividades desportivas: De 17:15 h a 18:00 h, se realizarán en Cubierta de Vuelo y Hangar actividades desportivas dirigidas.

Foi o ponto de partida, para mais uma reportagem do nosso fotografo Carlos Dias, que se deslocou até ao convés de voo para registar esse anoitecer desportivo.

Perto da hora marcada os elementos da guarnição que não se encontram de quarto lá vão chegando, independentemente do posto, ou especialidade todos se juntam com o mesmo objectivo.

Andando, ou correndo o que interessa é a pratica desportiva, e o fugir da rotina que geralmente abraça os elementos da guarnição e que os faz girar entre os quartos, refeições e alojamento.

Todos os exercícios servem para descontrair e apurar a condição física e ao mesmo tempo respirar a céu aberto, esquecendo as horas e horas a respirar dentro da cidadela do navio.

Com a música a fazer-se ouvir até quem por ali passa tem tendência a dar um "pézinho" de dança, ou não tivessem os "nuestros hermanos" o sangue latino a correr-lhe nas veias.

E já com o sol a dar as despedidas, correm-se os últimos metros e já se pensa no banho retemperador, pois aproximam-se mais umas horas de quarto, ou de "guardia" como se diz nestas paragens.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

STAFF VOOU PARA A BLAS DE LEZO

O CSNMG1 e parte do seu Staff trocaram hoje pela manhã, a Fragata Corte Real pela Fragata Espanhola Blas de Lezo.

Este navio, o terceiro da classe Álvaro de Bazan, mas também conhecidas como as F100, vai servir da "casa" do Comando Português da SNMG1 até sexta feira próxima.

O facto da mudança, além de aspectos operacionais, tem a ver também com a ida da Corte Real a um porto da área, para fins logísticos.

Na foto, três dos elementos do Staff junto ao mastro da Blas de Lezo, são eles o Joaquim Cardoso (Supervisor de Sinais), o Xico Gavancho (Supervisor Rádio) e o Ramos (Navegação).

Para finalizar fica a imagem de algo que não víamos há muito tempo, uma simples, redonda, sumarenta e acreditem deliciosa laranja.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)