domingo, 28 de junho de 2009

SÃO JOÃO NO PORTO............DE SALALAH

Costuma dizer-se que tradição já não é o que era, mas nós provamos o contrário, e apesar da distância lá festejamos o São João com uma bela sardinhada faltando só os martelos e o alho porro. Já que passamos o Santo António a navegar entre Mombasa e Salalah, agora que estávamos atracados havia que festejar, até para aliviar um pouco a tensão que a própria missão provoca.

E assim foi, fogareiro no cais (linhas de mangueiras em carga, para evitar algum percalço), carvão a arder e as sardinhas a assar. Toda a gente colaborou e toda a gente se divertiu, como é normal nestas situações e para os poucos que não gostam muito de sardinhas, ainda havia febras e couratos, tudo regado com uma bela e fresca sangria, vinho tinto, sumos e águas.

E a diversão estendeu-se pela tarde/noite fora com o pessoal da guarnição e do Staff a conviverem e a brindarem a este Santo popular, a saltar á corda, a dançar ao som da música popular Portuguesa, tudo num ambiente de sã e profunda camaradagem.

E quando a festa terminou, todos ajudaram na arrumação do material e podemos afirmar com toda a certeza que mesmo a milhares de milhas de distância houve São João no Porto...de Salalah

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sábado, 27 de junho de 2009

ADEUS SALALAH, ADEUS ALISON

Sexta-feira 26 de Junho dissemos adeus a Salalah, a nossa ultima escala antes de rumarmos ao Suez. Foram 3 dias de merecido descanso e o carregar de baterias para os dias que faltam até regressarmos a terras Lusitanas. Comemorou-se o São João, aproveitou-se para comprar as ultimas lembranças, para desfrutar as praias e as piscinas e claro para as manutenções necessárias para manter a operacionalidade do navio.

Mas como é tradição, quando um navio sai para o mar, no porto fica sempre alguém com as lágrimas nos olhos, e Salalah não foi excepção. Quando saímos deixamos a jornalista da Reuters, Alison, que nos acompanhou em grande parte da Operação, com os olhos rasos de água, e já cheia de saudades. Obrigado Alison pela tua simpatia e resta-nos apenas dizer:
«By Alison thanks for your smile and good mood"

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

APANHADOS - ESPECIAL MISSÃO

O repórter do Sailors apanhou em amena cavaqueira o Staff e os elementos que com eles embarcaram dia 17 de Janeiro na BNL que são e passo a citar: Sar Us Ferreira, Maz A Nogaró, Mar FZ Silva e Mar FZ Bolinhas, que conjuntamente com os 11 elementos do Staff nacional já andam nestas andanças há 5 meses. O lugar vago pertencia ao SCCY Joaquim Cardoso, mas o mesmo à hora do repasto encontrava-se de quarto no CO.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

A FOTO DE FAMÍLIA

O porto de Salalah em Omã foi o escolhido para realizarmos a nossa foto de família, e assim perto das 1300 horas lá nos juntamos todos no castelo do navio e com a colaboração do jornalista da Lusa tiramos a foto para mais tarde recordar.

Foto: João Pedro Fonseca (Lusa)

terça-feira, 23 de junho de 2009

CORTE REAL IMPEDE MAIS UM ATAQUE

Eram 0715 horas em Lisboa, mais duas horas no Golfo de Aden quando a Fragata Corte Real que fazia escolta a um navio, recebeu o pedido de auxilio vindo do navio Maersk Phoenix com bandeira de Singapura. Apenas a 4 milhas da posição, a Corte Real respondeu ao pedido e utilizando a velocidade máxima disponível (32 nós) em poucos minutos identificou uma skiff com 8 presumíveis piratas a bordo que ao se aperceberem da sua presença, iniciaram uma fuga que viria a terminar largos minutos depois e só após uns disparos para zona safa á proa da embarcação.
Foi assim evitado mais um ataque pirata, e depois de identificados os 8 presumíveis piratas, de lhes ser retirado todo o armamento e equipamento, foram mandados seguir pois o enquadramento legal em vigor não permite a sua detenção.
Assim sendo e depois de mais esta operação o Navio Almirante da SNMG1 eleva para 27 o numero de presumíveis piratas capturados durante a Operação Allied Protector.

Foto: Carlos Dias (SPRS)

domingo, 21 de junho de 2009

APANHADOS

Eh pá...!!!!! Não me empurrem...!!!!!

O nosso repórter de imagem José Marques, ontem á tarde durante o auxilio a uma Dhow do Yemen, lutando contra o balanço da mesma.

Foto: Alison Bevege

AUXILIO A DHOW INDIANA

Com uma tripulação de 14 marinheiros, Indianos, naturais de Diu, transportando toneladas de carvão, o VISHVAKALYAN siu de Brava, a norte de Mogadíscio, a 1 de Junho e, dois dias depois, foi abordado por três botes com mais de uma dúzia de piratas que os espancaram, roubaram e levaram quase todo o combustível.

A Corte Real avistou a "Dhow", embaracação típica dos mares do Índico, eram 0645 horas locais (0445 em Lisboa) e fez o contacto rádio, mas sem resposta.
Teve que ir a bordo uma equipa de fuzileiros que obteve a seguinte resposta: «estamos sem água e sem comida e fomos atacados por piratas durante dez dias»

Perante esta resposta foi imediatamente accionada a intervenção de uma equipa de apoio médico e posteriormente iniciou-se o transporte de alimentos, água e combustível suficiente para poderem chegar a um ponto de reabastecimento.

Após a acção de auxilio da Corte real, o Almirante Pereira da Cunha, que comanda a força NATO na região contra a pirataria, resumiria em poucas palavras o que foi feito: «Isto que fizemos é um dever, não é uma tarefa, ou uma missão». Tem a ver com o código de conduta do marinheiro, que «nunca abandona outro marinheiro em dificuldades», afirmou o Almirante Português á agência Lusa.

Assim, a Corte real não abandonou a embarcação Indiana enquanto não garantiu que os marinheiros estavam todos bem de saúde, com água, alimentos, e condições técnicas para navegar de novo com o seu rumo.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)
Noticia: Lusa

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A AVENTURA COMEÇOU HÁ 5 MESES

Hoje apresentamos uma retrospectiva dos primeiros 5 meses da nossa missão, e para tal publicamos uma série de fotografias de vários momentos que estes meses nos proporcionaram. As fotos da autoria do nosso fotografo de serviço Carlos Dias (na foto de cima, em plena actividade gastronómica no Quénia) são as que se seguem:

17 de Janeiro - Saída de Lisboa

Janeiro - El Ferrol - Espanha chegada do Sr. Almirante CSNMG1

Janeiro - El Ferrol - Espanha durante a entrega de comando

Janeiro - Portsmouth - Inglaterra

Fevereiro - Tróia durante o almoço

Fevereiro - Saída do cais de Alcântara - Lisboa

Março - Augusta Bay durante o handover entre as Fragatas Alvares Cabral e a Corte Real

Março - A bordo da Fragata Emden

Março e Maio - Djibouti

Abril - Staff a bordo da Fragata Blas de Lezo

Abril - A Bordo da Fragata Blas de Lezo

Abril - Karachi - Paquistão durante Force Reception a bordo da Fragata De Zeven Provincien

Abril - Chegada a Karachi - Paquistão

Golfo de Àden - Ras com USCS Lewis & Clark

Maio - Muscat - Omã

Maio - Muscat - Omã

Algures no Indico durante o "Sun Down"

Junho - Mombasa - Quénia

quarta-feira, 17 de junho de 2009

MERGULHO EM MOMBASA

José Ferreira continua a proporcionar-nos excelentes fotos dos mergulhos que vai efectuando, durante esta missão. Desta feita Mombasa foi o sitio escolhido, e aqui ficam as imagens para todos os visitantes do Sailors News.















Log Book
Mergulho
Site: Angie’s Reef
Inicio do Mergulho: 10:53
Fim do Mergulho: 12:01
Tempo de Mergulho: 68’
Temperatura à superfície: 28,4º Graus
Temperatura no fundo: 26,4º Graus
Tipo de Fundo: Areia, Rocha e corais
Mergulhadores: S/Us Ferreira; MAR/Us Bandeiras; TEN Gonçalves, TEN Precioso
Snorkling: CMDT Brás, TEN Bué, TEN Roxo, CAB Bugada, MAR Machado, MAR Fonseca

Fotos: José Ferreira (Sar Us)