quarta-feira, 15 de julho de 2009

CHEGADA À BASE NAVAL DE LISBOA

Chegamos à Base Naval de Lisboa passados quase 6 meses de termos saído. Foi dia 17 de Janeiro que a bordo da Fragata Álvares Cabral, largamos rumo a El Ferrol para assumirmos o comando da SNMG1. Muita coisa se passou desde esse dia e foram relatadas nesse espaço. Agora foi a vez de chegarmos a bordo da Fragata Corte Real para as merecidas férias, pois Agosto aproxima-se a toda a velocidade. Agora o Sailors vai de férias, e deseja a todos os visitantes umas óptimas férias se for o caso disso, ou continuação de boa disposição no trabalho porque as merecidas férias haverão de chegar.

Foto: Correio da Manhã

sábado, 11 de julho de 2009

ROTA - A ULTIMA ESCALA

Percorridas as 2mil e tal milhas entre Port Said (Egipto) e Rota (Espanha) chegamos á nossa ultima escala, antes de rumarmos á Base Naval de Lisboa.

A manhã de quinta-feira dia 09 de Julho acordou solarenga, bastante mais fria do que estávamos habituados a Sul, mas ainda assim teve o condão de nos fazer lembrar as nossas saudosas manhãs Portuguesas.

Rota recebe a força da SNMG1 que irá preparar a Nac Sea Day, e partir para o Summer Dispersal, que é nada mais nada menos que o nosso (merecido) período de férias, pois em Agosto há que regressar ao mar para mais 6 meses de missão.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quarta-feira, 8 de julho de 2009

100 DIAS , 10 FOTOGRAFIAS

Foram 101 dias que durou a Operação Allied Protector para os navios da SNMG1, e durante a missão que se entendeu desde o Golfo de Aden, até Mombassa passando pelo Djibouti e Omã, milhares de fotos foram tiradas. Nós escolhemos 10 para ilustrar a missão. A primeira o Helicóptero "Daxter" da Fragata Corte Real em aproximação ao navio mãe para efectuar fast rope.

Duas skiffs apreendidas aos presumíveis piratas, e onde foram capturadas armas e outros equipamentos electrónicos de ajuda á navegação assim como telefones via satélite.

Já vimos muitas vezes cães a bordo de navios, mas galinhas foi a primeira vez, aconteceu durante o auxilio á Dhow Indiana que tinha sida libertada pelos presumíveis piratas.

Guarnição do USS Halyburton no flight deck durante o discurso "Farewell" proferido pelo COMSNMG1.

Reabastecimento efectuado pelo FGS Spessart ás fragatas HMCS Winnipeg (Canadá) e HNLMS De Zeven Provincien (Holanda).

Um dos elementos da segurança durante a visita dos navios da SNMG1, ao porto de Karachi no Paquistão.

Medidas de segurança a bordo da fragata HNLMS De Zeven Provincien durante a Force Reception em Karachi, Paquistão.

Algum do armamento apreendido aos presumiveis piratas durante a operação de Boarding efectuado pelo pelotão de PELBOARD dos Fuzileiros a uma Dohw suspeita.

Trânsito Mombasa - Mogadíscio em que foi efectuada escolta a dois navios do WFP (Programa Alimentar Contra a Fome).

Dois destroyers Japoneses atracados no porto do Djibouti, durante uma pausa para descanso da guarnição e aspectos logísticos.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

segunda-feira, 6 de julho de 2009

DE VOLTA AO MEDITERRÂNEO

O nascer do Sol no Suez tem sempre uma rara beleza, mas este teve uma beleza fora do vulgar, pois os primeiros raios do Sol do Egipto começavam a iluminar o nosso regresso a casa.

Os navios da SNMG1 iniciavam assim a travessia do mítico Canal do Suez. USS Halyburton, HNLMS De Zeven Provincien e ESPS Blas de Lezo em manobras e evoluções para ocuparem as posições para a travessia.

Navios de guerra, navios mercantes de todos os tipos utilizam o Suez para as suas viagens do Mediterrâneo o Indico e vice-versa. Na imagem dois porta contentores e um Ro-Ro.

Durante os 160 quilómetros da travessia, podemos observar em ambas as margens inúmeros postos de vigilância.

Sempre com a mesma característica, ou seja cores garridas e desenhos do Presidente Egipto, Hosni Mubarak e bandeiras a circundar o posto de vigilância.

Na margem Este alguns blindados e vários tipos de radares fazem parte da vigilância, transmitindo segurança ao Marinheiros que fazem deste canal a sua rota de Norte para Sul, ou de Sul para Norte.

Espalhados pelo Canal existe em ambas as margens diversos ancoradouros, que servem para as pequenas embarcações que navegam por estas aguas, sejam de pesca ou de recreio.

Varias construções vai crescendo ao longo das margens, algumas com formas arquitectónicas bem diferentes do que estamos habituados a ver, ou não estivéssemos nestas latitudes.

E ficam mais algumas fotos da nossa passagem pelo Suez num trabalho de Carlos Dias.






O comboio passa, e o maquinista apita num cumprimento, prontamente retribuído pelos navios.

Pombais tipicamente Egípcios também fazem parte da paisagem e embelezam as margens do Canal.





Por fim ja com Port Said no horizonte e o fim do Canal os habitantes aproveitam a praia para se refrescar e combater o calor que se fazia sentir, e nos podemos novamente dizer: Estamos de volta ao Mediterrâneo.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sábado, 4 de julho de 2009

PARABÉNS "ZÉ" MARQUES

O nosso repórter de imagem, comemorou no passado dia 02 de Julho o seu aniversário. Para tal reuniu o Staff Nacional e mais alguns convidados para o jantar, que se realizou no refeitório nº 1.

Depois do jantar (que estava óptimo, parabéns Marramaque), foi a altura de partir o bolo, cantar os parabéns e entrega das prendas. E assim o Marques lá passou mais um aniversário na presença dos amigos, e o Sailors espera que o próximo seja passado com a mesma alegria mas junto da família.

Fotos: Staff 09

quarta-feira, 1 de julho de 2009

BATTLE DRESS UNIFORM (BDU)

As Forças Nacionais Destacadas (FND) tem á sua disposição vários tipos de uniforme, adaptados, ou concedidos para a missão que irão desempenhar. É o nosso caso em que nos foi distribuído algum fardamento diferente do que geralmente usamos a bordo das Unidades Navais. O BDU (Battle Dress Uniform) como é conhecido é um deles, e foi com ele que o SCRS, o SENS e o SPOW se deixaram fotografar.

Foto: Staff 09