Alarme de incêndio no compartimento.......!!!!! Estava assim dado inicio a mais um exercício de treino da guarnição. Neste caso tratava-se de um F4 (Incêndio em espaço de máquinas), e o sinistro teve lugar na casa das turbinas.
Depois da 1ª acção, segue-se a 2ª e 3ª acção para continuar o combate ao incêndio, que se está a revelar muito difícil e a atingir contornos alarmantes.
Confirma-se que o incêndio está fora de controle e a casa das turbinas é isolada e procede-se ao disparo de halon, e o navio passa á condição geral 7 (postos de emergência).
No decorrer do sinistro são registados dois feridos que são de imediato levados para a enfermaria principal e para a de combate situada no refeitório nº1.
Na enfermaria principal o Médico de bordo presta a assistência ao ferido com a ajuda de dois socorristas.
Na enfermaria de combate e sob a supervisão da Enfermeira, o outro ferido é assistido por outros dois socorristas.
Todas estas situações são de imediato relatadas para o comando, para que tudo seja monitorizado ao segundo, e se possa minimizar ao máximo os efeitos negativos desta situação.
As equipas de LA reúnem-se para o briefing de reentrada, enquanto os termómetros de antepara vão registando as temperaturas dentro do compartimento das turbinas e compartimentos adjacentes.
No destacamento LA (Limitação de Avarias) AR (a ré) o quadro vai sendo preenchido pelo registador sob o olhar atento do chefe de destacamento, e toda a informação é passada ao MCR (Machine Control Room).
Terminado o briefing de reentrada, é altura das equipas voltarem a equipar-se e regressar ao compartimento das turbinas, para confirmar se o disparo de halon foi efectivo e o incêndio se encontra extinto, como indicam os termómetros de antepara.
Chegadas ao local, as equipas iniciam os procedimentos de segurança antes de procederem á reentrada.
Um após outro, a equipa lá entra na casa das turbinas com as linhas de mangueira em carga para combater eventuais reacendimentos, ou para apagar um ou outro foco de incêndio.
Confirmado que o incêndio está extinto, é altura de se ouvir ao ETO (Equipamento de Transmissão de Ordens) «Guarnição, autorizado a aliviar anti-flash, prioridade carregamento de ARA's (Aparelho de Respiração autónoma) e arrumação de material». Tinha chegado ao fim mais um exercício, inserido no treino próprio do navio.
Fotos: Carlos Dias (SPRS)