terça-feira, 29 de setembro de 2009

OBRIGADO DONA MARIA JOSÉ

Chegou finalmente o dia de nos deliciarmos com esta iguaria, vinda directamente de Azeitão e feita com muito amor e carinho.

Pelas mãos da filha da "Pasteleira" lá chegou ela, com uma bela aparência e de inigualável sabor, abrindo assim os apetites gulosos de quem esperava já há algum tempo por este momento.

Mas antes de nos lançarmos a tão saborosa obra de arte, foi tempo de uma fotografia para mais tarde recordar este delicioso momento.

E como não podia deixar de ser, o nosso Marques que não se encontrava presente também teve direito á sua fatia de Torta de Azeitão, pelo menos em fotografia, pois aquela mão "marota" acabaria por atacar sorrateiramente.
À Dona Maria José resta-nos agradecer tão delicioso presente e a informá-la que a Carla continua bem disposta e com aquele sorriso que nos encanta a todos. Beijinhos do Sailors News.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

EU E A MINHA MÁQUINA

(Rumo ao pôr do sol)

(Um olhar sobre as bandeiras)

(4500 disparos por minuto)

Apresentamos nesta rubrica algumas fotos que nos vão chegando e que merecem ser compartilhadas com todos os visitantes. Clique nas fotos para ampliar. Neste primeiro post escolhemos fotos do fotografo oficial do Staff da SNMG1.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sábado, 26 de setembro de 2009

ALVARES CABRAL VISTA DO NAVARRA

Durante a visita do CSNMG1 á Fragata Espanhola ESPS Navarra, o repórter fotográfico do Sailors News, aproveitou para fotografar a Fragata Álvares Cabral, navio chefe da SNMG1 (Standing Nato Maritime Group 1).

Na primeira foto podemos ver o navio em operações de voo, com o Rogue (helicóptero orgânico) no flight deck, na segunda podemos observar o navio a efectuar tiro com a peça de 100 mm durante a realização de um Gunex (exercício com armas de fogo). Clique nas fotos para ampliar.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

COMUNICAÇÃO SOCIAL VISITOU-NOS

A comunicação social visitou-nos no decorrer do Loyal Midas 09, para se inteirar de como está a decorrer o exercício e para divulgação do mesmo. O Rogue (helicóptero orgânico da Fragata Álvares Cabral), encarregou-se do transporte das jornalistas para bordo.

Na câmara de oficiais, as jornalistas ficaram a saber os pormenores do exercício, assim como a função da SNMG1, e como decorreu o combate á pirataria nas águas da Somália entre os meses de Março e Junho e como a NATO dispõe as suas forças navais, para a segurança de todos os que cruzam os oceanos.

Por fim foi tempo de uma visita ao navio, e a fotografia para mais tarde recordar, desta feita tirada na ponte alta. Ficam também três sorrisos que embelezaram o dia de ontem, e que não passaram despercebidos para a maioria dos elementos embarcados.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FOGO À PEÇA

O tiro com a peça de 100 mm, desta feita contra costa foi uma das séries treinadas no decorrer do Loyal Midas 09. Nestas séries obtém-se sempre boas fotos, e como exemplo disso mesmo, publicamos duas desse momento, captadas pela objectiva do nosso repórter fotográfico.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A BIENTOT TOULON

Depois de uns dias de chuva, o sol despediu-se de nós á saída de Toulon. Foi na manhã de segunda-feira que a força se fez ao mar para o inicio do exercício Loyal Midas 09.

Para trás ficaram 5 dias de muitos mettings para preparação do exercício, e como é óbvio algum lazer.

Mais uma vez a estadia numa cidade Francesa foi aproveitada para provar a gastronomia da zona, e neste caso particular, provar a imensidão de mariscos e bivalves que por aqui abundam, sendo os mexilhões (moules) sem duvida os reis das mesas.

Mais uma etapa concluída, outra que se inicia e nos próximos dias o exercício com os nossos parceiros, Franceses, Italianos, Espanhóis, Turcos, Gregos e Americanos.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

EMÍLIA

Quando em Janeiro, embarquei na Fragata Alvares Cabral, encontrei velhos conhecidos e outras caras novas. A pouco e pouco fui conhecendo todos eles e a tratá-los pelos nomes próprios.

Entre eles estava uma das Marinheiras da Câmara de Sargentos que comecei a tratar por Emília, pois era o nome que todos lhe chamavam, assim como o diminutivo "Emilinha", quando fui alertado para o facto do verdadeiro nome ser Nádia Santos.

Após ter sido chamado á atenção, pensei, voltei a pensar e cheguei á conclusão, realmente a nossa "Emília" dá parecenças com a Emília do Sitio do Picapau Amarelo.

domingo, 20 de setembro de 2009

FOI SOL DE POUCA DURA

Foi sol de pouca dura aquele que nos recebeu em Toulon. Depois desse sol de verão a que fizemos referência no ultimo post, foi agora a vez da chuva nos servir de anfitriã.

Sexta-feira acordou sob forte chuvada e trovoada a lembrar o Inverno, e prolongou-se por todo o dia e noite. Sábado não lhe quis ficar atrás e amanheceu chuvoso e ao som de trovões que ecoam nas serras que circundam a cidade.

Assim a capital dos Marinheiros neste fim de semana ficou cinzenta e fria, mas se utilizarmos um velho provérbio adaptado á realidade pode ser que: «Estadia molhada, navegação abençoada»

Fotos: Francisco Gavancho (SCRS)

sábado, 19 de setembro de 2009

BIENVENUE A TOULON

A SNMG1 chegou a Toulon, no sul de França, para mais uma escala desta feita tendo em vista a participação num exercício de grande dimensão.

O sol e uma temperatura agradável receberam-nos e convidaram-nos a uma volta pela cidade, antes de nos dedicarmos á preparação do exercício.

Toulon irá ser durante 4 dias a cidade de França com mais Marinheiros por metro quadrado, pelo facto de se encontrarem atracados na Base Naval cerca de 15 navios de guerra, desde porta-aviões a draga minas.

Fotos: Francisco Gavancho (SCRS)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

11 DE SETEMBRO

Ás 1446 horas locais em Marselha (0846 horas nos EUA), hora do 1º impacto fez-se um minuto de silêncio em memória das vitimas do ataque terrorista ás Torres Gémeas em Nova Iorque.

Os navios da SNMG1 colocaram as bandeiras a meia-haste, homenageando assim todos aqueles que pereceram no atentado.

Passados 8 anos sobre o fatídico dia, foi a forma escolhida pela força da Nato para prestar a respectiva homenagem.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

terça-feira, 15 de setembro de 2009

AU REVOIR MARSEILLE

Eram cerca das 0900 horas locais, quando os navios começaram a largar de Marselha, o nosso porto de visita durante alguns dias. Foi tempo de visitar a segunda maior cidade de França e ter o privilégio de ver lugares históricos. Foi também altura de visitar Saint-Tropez, Mónaco e Avignon, lugares de referência nesta zona.

O USS Stephen W Groves, foi o primeiro navio a largar o porto

O FGS Rhoen saiu de seguida, e ambos os navios aguardaram pelo NRP Álvares Cabral fora da barra para que se desse inicio ao trânsito que levará a SNMG1 até ao próximo porto de visita.

Fica assim a passagem por uma zona que proporcionou aos elementos das guarnições uma boa estadia, retemperadora tendo em vista o período operacional que se avizinha, assim como excelentes recordações, que ficarão de certeza guardadas para sempre que se fizer uma referência a esta missão.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

domingo, 13 de setembro de 2009

BONJOUR MARSEILLE

O nascer do sol, deu-nos as boas vindas á chegada a Marselha. Estava assim concluída mais uma etapa desta nossa missão.

Marselha é a segunda maior cidade de França, e fica situada a sul na antiga província de Provença, e banhada pelas águas do Mediterrâneo.

Com uma população a rondar as 820 mil pessoas, é o maior porto comercial Francês e um dos maiores do sul Europeu.

Marselha será assim nos próximos dias o nosso "porto de abrigo", para o merecido descanso da guarnição e para todos os aspectos logísticos e operacionais inerentes a uma força da Nato.

Será também neste porto que iremos começar a preparar a próxima etapa, que terá como prato forte a participação num "major exercise", que mais lá para a frente faremos referência. Agora é tempo de "recargar baterias" e experimentar a gastronomia Francesa assim como os seus afamados vinhos.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

HOMEM AO MAR - III

Para terminar o tema "Homem ao mar", apresentamos hoje a recolha por helicóptero. Após ser dado o alarme, e aproveitando o facto de o "Rogue" se encontrar no ar, é dada a ordem para a aeronave prosseguir para o local.

A bordo o HC (Controlador de Helicópteros), vai dando todas as informações necessárias aos pilotos. Chegado ao local é a vez do operador de sistemas preparar a manobra de salvamento.

O recuperador é descido da aeronave, sempre com os olhos fixos no naufrago que gesticula assinalando a sua presença.

Após chegado ao pé do naufrago, o recuperador coloca o "horse colar" e ambos são içados para bordo da aeronave.

Lentamente, o operador de sistemas lá vai manobrando o guincho para que a manobra decorra com toda a segurança.

Por fim e chegados em segurança a bordo da aeronave, é altura de seguir para bordo, onde o naufrago irá ser assistido pela equipa médica, que já se encontra á espera no hangar.

Pilotos: Cten B. Cabral - 1Ten B. Fernandes
Operador de Sistemas: Sar T/FZM/HL Saloio
Mergulhador/Recuperador: Sar US Lourenço
A Simular Naufrago: Mar US Santos

Fotos: Sar ETC Madeira

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DANÇA COM O SOL

O génio fotográfico do operador de sistemas do Destacamento "Rogue" Mário Saloio continua a surpreender-nos, e prova disso são estas fotos a que o Sailors decidiu chamar "Dança com o Sol"



Fotos: Mário Saloio (Sar T/HL/FZM)