segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CHEGAMOS ÁS SEYCHELLES

Eram 1800 Horas (- 4 em Portugal Continental), quando a Fragata Alvares Cabral atracou no Porto de Victória (Seychelles).

Estava assim consumada mais uma etapa da nossa missão, e desta feita, até pelo facto dos acontecimentos da noite anterior, é altura de descansar, dar uns mergulhos nas quentes águas (29º C) das praias circundantes e carregar baterias para mais uma etapa.

E já que em Portugal Continental o frio teima em fustigar (normal nesta época), por aqui é altura de aproveitar as poucas horas de escala para um Verão que ninguém há um ano antevia.

Fotos: Carlos Dias (SPRS) e Francisco Gavancho (SCRS)

domingo, 29 de novembro de 2009

FESTA DO REI DOS MARES

Eram 1057 locais (- 4 em Portugal Continental) quando cruzamos o Equador. Como manda a tradição, o Grumete mais marreta de bordo (Gr TFD Jesus), foi para o castelo do navio, á procura de tão famosa linha, a linha do Equador.

Avistada a mesma, foi tempo de cortá-la e estava consumada a passagem para o hemisfério Sul. De seguida foi tempo do Gr Jesus assumir o comando da "Barca" e levar o até então Comandante a julgamento.

Mas antes da tomada de posse, fez-se ouvir o Poderoso Rei Neptuno. O Rei dos Mares falou alto e em bom som «Oh infiéis, oh devassos, como ousam entrar no meu Reino sem a minha régia autorização (...) terá que ser julgado e pagar por tal ofensa.»

E assim além do Comandante, toda a sua guarnição (Of. Sarg. e Praças) como a foto documenta foi julgada pelo Tribunal de Neptuno, sendo severamente punidos com toda a espécie de castigos possíveis e imaginários, terminando na tina para serem purificados de tal ousadia.

Por fim Neptuno abandonou a "Barca" com o dever de missão cumprido, ficando para recordação a foto do seu séquito, que mais uma vez honrou a verdadeira tradição marítima, ao invés de outros que antes por aqui passaram.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sábado, 28 de novembro de 2009

EU E A MINHA MÁQUINA

(Olha o passarinho)

(A caminho de terras de Sua Majestade)

(Reflexo)

(Para cima, eu disse para cima)

(A grande velocidade)

(Ufa, estava mesmo a precisar de descanso)

(Para ele e para ela)

(Estou pronto a descolar)

(Passáros)

(E mais pássaros)

Fotos: Carlos Dias (SPRS) e Francisco Gavancho (SCRS)

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

...E OS QUE ANDAM NO MAR

Platão disse: Existem três tipos de homens, os vivos, os mortos e os que andam no mar.

Hoje o Sailors e em homenagem a todos os que andam no mar publica uma série de fotos, tiradas do NRP Bérrio, ao NRP Baptista de Andrade (F486), durante uma operação RAS ao largo da costa Portuguesa no decorrer de um exercício naval.

Também neste espaço já haviam sido publicados dois posts sobre o mau tempo que podem ser revistos em: "Venha Mar" e "Calmo o Mediterrâneo, a sério"



Fotos enviadas por Sar C Marques Mateus

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MERGULHO EM MIRBAT - OMÃ

1º Mergulho: Site - Mirbat, Omã cerca de 70 km de Salalah

Navio Português afundado á cerca de 100 anos - Entrada pela praia

Temperatura da água: 28º C - Enorme diversidade de vida marinha e recife

Profundidade: 7 mts - Tempo de fundo: 62 minutos

2º Mergulho: Site - Mirbat, Omã cerca de 70 km de Salalah

Navio Português afundado á cerca de 100 anos - Entrada pela praia

Temperatura da água: 28º C - Enorme diversidade de vida marinha e recife

Profundidade: 8 mts - Tempo de fundo: 72 minutos

1º Grupo: Sar ETI Jacinto e Grt Us Santos
2º Grupo: Cte Silvano, Cte Azevedo e 2TEN MN Lourenço

Fotos: Sar ETI Jacinto e Grt Us Santos

terça-feira, 24 de novembro de 2009

PARABÉNS QUEIROZ


O pai da nossa Vânia, faz anos hoje, e então para lhe endereçar os sinceros parabéns e muitos anos de vida e para mostrar que o dia não foi esquecido pela sua filha e restantes elementos do Staff, aqui fica a foto de parabéns, concluída com a frase «Oh Queiroz, hoje pagas tu as burras»

Foto: GRT OP Nunes

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

O BOLO DE BOLACHA

Durante uma missão embarcado no NRP Álvares Cabral, o Sar C Marques Mateus (Supervisor de Sinais do Staff Nacional - NOP), deixou um recado (que a foto de cima documenta), solicitando á Mar TFD Nádia Santos (Emília), para que os Supervisores de Comunicações do Staff da SNMG1 fossem presenteados com um bolo de bolacha.

Passados mais de 10 meses de termos iniciado a missão, o momento chegou (mais vale tarde do que nunca, mas sucessivos impedimentos foram atrasando a situação), e para que ficasse registado, e para agradecer ao Mateus (Treclabrecas) aqui fica a foto do "dito cujo", que estava divinal, e que foi acompanhado com um verdinho extremamente gelado. Obrigado Zé Augusto, Obrigado Emília.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

domingo, 22 de novembro de 2009

SURFACE SEARCH (SSC)

Durante as patrulhas no IRTC (International Recommended Traffic Corridor), a fragata Álvares Cabral, conta com o seu helicóptero orgânico "Rogue" para a busca de superfície (SSC). Assim diariamente a aeronave tem o seu deck-cicle, quer seja a voar quer seja em alerta no convés de voo ou no hangar.

Geralmente são efectuados dois voos durante esse período, um ao nascer do dia na transição do arco nocturno para o diurno e outro pela tarde na transição inversa. De salientar que outras aeronaves dos navios da força e de outras coligações fazem o mesmo trabalho no mesmo horário, ou em horários diferentes por forma a manter a vigilância na área activa.

Quanto á tripulação para este tipo de missão é normalmente constituída por 4 elementos, os dois pilotos, o operador de sistemas e o mergulhador sapador, estes ultimos qualificados para efectuar tiro com a metralhadora M3M que equipa a aeronave.

Assim e em plena área de operações, a aeronave tem uma função extremamente importante, quer na detecção de presumíveis piratas, como na acção dissuasora que a mesma provoca, a quem por aqui procura tomar de assalto os navios que sulcam estas águas.

Fotos: Mário Saloio (Sar T/HL/FZM) e José Lourenço (Sar Us)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

JAMON SERRANO & TORTILLA

Durante uma missão com os contornos e duração desta, existem alguns momentos de lazer, que são aproveitados das mais diversas formas. Foi o que aconteceu neste caso durante o trânsito no Mar Vermelho, onde o CDR Diego de Cortazar da Armada Espanhola e Oficial de Operações do Staff nos presenteou com um jantar tipicamente espanhol.

Coadjuvado pelo Oficial de Relações Publicas (SPAO), Cte Santos Fernandes, lá foram para a cozinha onde com a colaboração da equipa de bordo, começaram a trabalhar no repasto, que iria satisfazer os mais "requintados" apetites da "rapaziada" do Staff.

O polvo foi um dos convidados, e a receita segundo informação obtida pelo repórter do Sailors, remonta a tempos antigos na vizinha Galiza, de onde Diego é natural.

Tortilha e Jamon Serrano (Pata Negra) foram os outros dois convidados, nesta tarde/noite, no Mar Vermelho como foi dito anteriormente e em rota (enroute) para a missão que estamos a efectuar neste momento, e que tem sido amplamente divulgada pela comunicação social.

No final foi tempo de devolver o "Pata Negra" ao seu repouso, para que num próxima ocasião, possamos voltar a desfrutar o seu inigualável sabor, quem sabe numa das datas festivas que irão ocorrer no próximo mês de Dezembro.

E o repórter do Sailors antes de terminado o repasto, ainda apanhou o nosso SCEWS (Staff Chief Electronic Warfare Specialist) Sar R Monteiro, em flagrante consumo da sobremesa, que diga-se em abono da verdade, estava divina.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

AS MELHORAS MÓNICA

Esperamos que tenhas feito boa viagem até Portugal, e o Sailors aproveita o espaço para te enviar votos de rápidas melhoras e que em breve estejas de novo a 100 por cento.

Como seria de esperar aqui ficam algumas fotos, para mais tarde recordar, e se a do meio foi tirada a bordo, mais propriamente no "Chibas", as outras duas foram como facilmente se pode constatar fora do navio.

Servem apenas para ilustrar o post e para te agradecermos o teu sorriso e a tua boa disposição durante estes meses de missão que passamos juntos. Agora é tempo de recuperares junto dos que te são queridos, que nós por cá vamos navegando neste Oceano Indico, e para terminar aquela frase que te disse para aí uma dúzia de vezes depois de teres o dedo com novo visual «Para ti também :)»