quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

OBRIGADO DANIEL FILIPE



O Daniel Filipe vem desejar a todos os marinheiros embarcados no Navio Alvares Cabral, e suas famílias um Feliz Ano Novo.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

EU E A MINHA MÁQUINA

Este post "Eu e a minha máquina" é o ultimo de 2009 e retrata situações desde Marselha, passando por Atenas, até Salalah, passando por Mombassa, Marselha e Seychelles, onde a objectiva do fotografo registou situações no mínimo curiosas. Clique nas imagens para ampliar.
(Sagres, a cerveja preferida dos Massai - Quénia)
(O Staff no "Pirate Arms" em Victória - Seychelles)
(O Pai Natal e o fotografo, no Hotel Hilton - Salalah)
(O Pai Natal e os duendes ao banho no dia 25/12/09 em Salalah)
(Leitão das Seychelles)
(Hoje o jantar é lagosta da praia do Oásis - Salalah)
(Petingas á Grega - Acrópole - Atenas)
(A chover a cântaros - Seychelles)
(O colorido da cidade - Marselha)
(A apanha do coco - Crown Plaza - Salalah)
(Regras para entrar na Mesquita em Salalah - 1)
(Regras para entrar na Mesquita em Salalah - 2)
(Atenção aos radares - Salalah)
(Prevenção da Gripe A - Salalah)
(Saí uma cola para a mesa do canto - Hilton Salalah)
(Os dromedários e o mar - Salalah)
(À beira da piscina - Hilton - Salalah)
(Rumo ao sol - Somália)
Fotos: Francisco Gavancho, Carlos Dias, Mário Saloio, Luís Casinhas, Jacinto e Teixeira

domingo, 27 de dezembro de 2009

CEIA DE NATAL

O Porto de Salalah em Omã acolheu-nos para esta quadra festiva. Para toda a guarnição da Fragata Álvares Cabral e Staff da SNMG1, passar a noite de Natal de serviço não era grande novidade, mas nesta latitude era a primeira vez para todos.

A equipa de Cozinheiros (Campos, Polho e Roberto na foto) e o Brito lançaram mãos à obra e desde o tradicional Bacalhau e Polvo até iguarias como Pão de Rala e Sericaia tudo foi preparado para que a única diferença do nosso Natal fosse mesmo só os milhares de quilómetros que nos separam dos nossos entes queridos.

Mas longe da nossa Família, mas juntos da Família Naval e que tem sido a nossa nos últimos meses, lá começou a festa. Primeiro jantar de Natal nas respectivas câmaras, e de seguida o café para aquecer a já de si bem quente noite de Salalah.

Depois foi tempo de nos reunirmos todos no Hangar para a troca de presentes e os discursos inerentes à data e à situação.

A festa prolongou-se noite dentro, num ambiente de grande camaradagem, e olhando de soslaio, para os rostos de todos os presentes, podemos afirmar que foi uma noite de Natal bem passada.

(Guarnição durante o discurso do Sr. Cte Nobre de Sousa)

(As mamãs à espera da sua prendinha)

(Sar T Saloio, TF Fernandes e C Belo)

(Elementos do Staff SNMG1 e o SAJ MQ Gomes)

(Elementos do DPE (Departamento de Propulsão e Energia) e o Fiel do navio

(Sar L Norte e Sar E Pereira)

(Sar A Grilo, Eng Pinheiro e Sar A Dias)

(A equipa do DPE liderada pelo Cab CM Albuquerque)

(A equipa de Comunicações)

(Alguns dos Militares Femininos da Guarnição)

(A equipa de Operações e o SCRS)

(Chefe CO, Supervisores CO, Ponte e o Cab R Figueirinhas)

(Sar R Martins, em pleno corte do presunto)

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sábado, 26 de dezembro de 2009

SANTA (CERQUEIRA) CLAUS

As tradições ainda são, o que eram e como tal nesta quadra festiva a entrega de presentes foi uma realidade. Quanto ao Pai Natal, que muitos dizem chamar-se Nicolau e viver na Lapónia, outros dizerem que se chama António e vive no Entroncamento, este chama-se Luís Cerqueira é o nosso Administrativo, vive num navio de guerra desde 17 de Janeiro de 2009 e neste momento está em Salalah, no Sultanato de Omã. Ho Ho Ho

PS. O nosso fotografo Carlos Dias também recebeu o seu presente, assim como todos os Oficiais do Staff Nacional e Internacional, mas um atraso no trenó, em virtude da rena Rodolfo ter parado para beber um copo, não possibilitou que as restantes fotografias chegassem á redacção em tempo útil.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)
Edição: Francisco Gavancho (SCRS)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

FELIZ NATAL - MERRY XMAS

(Foto: Carlos Dias (SPRS) - Edição: José Santos (SCOPS)

(Foto/Edição: Carlos Dias (SPRS)

O Sailors News deseja a todos os visitantes, familiares e amigos um Santo e Feliz Natal.

PS. Clique nas imagens para ampliar

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

EUCARISTIA DE NATAL

O Capelão Amorim, celebrou no inicio desta tarde no hangar da Fragata Álvares Cabral a Eucaristia de Natal. Inserida na visita de S.Exa o SEDNAM (Secretário de Estado da Defesa Nacional e Assuntos do Mar) à Fragata Portuguesa, o Capelão Amorim aproveitou para realizar a cerimónia, trazendo a todos os presentes as palavras de conforto, para quem a milhares de quilómetros não pode, por motivos operacionais, passar esta quadra festiva com os seus entes queridos.

Foto: Carlos Dias (SPRS)

ENCONTRO NATO E FEDERAÇÃO RUSSA

Poderá ser considerado, mais um marco histórico nesta nossa missão, e o facto é simples aproveitando a presença na área de operações do navio da Federação Russa Admiral Chabanenko (650), a SNMG1 enviou uma delegação para conversações no âmbito do Combate à Pirataria.

Por sua vez o navio Russo, enviou 3 elementos a bordo da Fragata Álvares Cabral, navio-chefe da SNMG1, para conversações no mesmo âmbito, tendo em vista a manutenção da segurança na área, assim como a conjugação de esforços dos diversos países/coligações envolvidos na missão.

A comitiva que se deslocou ao Admiral Chabanenko, foi constituída pelo COS (Chief of Staff) CDR Torben Iverson (Dinamarca), SASWO (Staff Anti-Submarine Warfare Officer) LCDR van der Vegt (Holanda) e o SCRS (Staff Chief Radio Supervisor) SAJ C Gonçalves Gavancho.

Fotos: Mário Saloio (Sar T/HL/MEF)

sábado, 19 de dezembro de 2009

MENSAGENS DE NATAL


O Sailors News, deixa o espaço aberto a todos os visitantes, para que possam desejar aos seus familiares e amigos embarcados na Fragata Álvares Cabral, em missão de combate á pirataria no mar na zona da Somália, votos de BOAS FESTAS.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

TSAVO PARK - QUÉNIA

A escala em Mombassa no Quénia proporcionou aos elementos da guarnição da Fragata Alvares Cabral e ao Staff a oportunidade de fazerem um Safari.

O Tsavo National Park (East) foi o local escolhido para tal evento. O repórter do Sailors News aproveitou a oportunidade e realizou uma excelente reportagem fotográfica, que fica aqui divulgada numa pequeníssima parte.














Fotos: Carlos Dias (SPRS)