domingo, 14 de fevereiro de 2010

O SAILORS NEWS CHEGOU AO FIM

Com o fim da nossa missão, que como aqui foi divulgado terminou no dia 25 de Janeiro em Muscat, Omã, e com a chegada da Fragata Álvares Cabral a Lisboa, no dia 13 de Fevereiro, deixa de ter razão de existir o Sailors News. Após 15 meses de vida, 241 posts publicados, mais de 1000 fotografias, 492 comentários e 45 mil visitantes, chegou a altura de publicar o ultimo post, para agradecer a todos o que durante este período acompanharam o Sailors News, e dizer que foi um prazer poder interagir com todos. Ciente que este espaço foi um contributo para aproximar quem estava na missão e os familiares e amigos que por cá ficaram, e saber que o mesmo serviu para nos sentirmos todos mais perto, fico com o dever de missão cumprido. Deixo-vos para terminar uma música dos Ornatos Violeta "Capitão Romance", cuja letra (na minha opinião) releva em parte o espírito de quem anda dias e dias, meses e meses no mar, e gosta de por lá andar.
ATÉ SEMPRE. OBRIGADO

sábado, 13 de fevereiro de 2010

AS SAUDADES QUE EU JÁ TINHA...!!!

Em mais um excelente trabalho fotográfico de Carlos Dias, o Sailors News publica algumas fotos da chegada da Fragata Álvares Cabral a Lisboa, após concluída a missão na SNMG1.










Fotos: Carlos Dias

LAR, DOCE LAR

A Fragata Álvares Cabral atracou esta manhã na BNL (Base Naval de Lisboa), no Alfeite após ter completado uma missão de 6 meses, onde foi Navio Almirante da SNMG1 (Standing Nato Maritime Groupe 1). O navio Português largou de Muscat no Sultanato de Omã no passado dia 25 de Janeiro, após a passagem do comando para a Marinha Dinamarquesa, e depois de milhares de milhas, chegou finalmente a casa, onde centenas de familiares aguardavam os seus entes queridos.

Foto: Lusa

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

BALADAS SOBRE AS ONDAS

A Banda da Álvares Cabral deu um concerto no refeitório nº1, onde passou vários temas, alguns dos quais originais. Esta é uma das muitas formas com que a guarnição tentar combater o tempo que como já aqui foi referido teima em não passar.

Esta mesma Banda já tinha efectuado uma actuação aquando da passagem da TV Globo por bordo, entre os portos de Salalah e Muscat. Agora a poucas horas da chegada, é tempo de arrumar os instrumentos musicais, porque concerteza amanhã a música será outra.




Fotos: NRP Álvares Cabral

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

NEXT STOP LISBON

Depois de ter deixado a Catânia (Itália), onde efectuou uma paragem logística, a Fragata Álvares Cabral ruma à Base Naval de Lisboa, onde deve atracar no próximo fim de semana, após uma missão de 6 meses, ao serviço da NATO, onde foi Navio Almirante de 12 de Agosto 2009 a 25 de Janeiro de 2010, numa missão de grande projecção e onde o nome da Marinha Portuguesa saiu bastante dignificado, aliás como é apanágio da Briosa, que já tinha sido elevado bem alto durante a 1ª parte da missão com a Fragata Corte Real.

Foto: Carlos Dias

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PARA MAIS TARDE RECORDAR

A guarnição formou no Hangar, para imposição dos distintivos alusivos ao tempo de embarque, e a ocasião foi aproveitada para o descerramento da placa da 7ª guarnição, assim como para guardar um minuto de silêncio em memória da Mar E Galvanito. Na foto o Cte Sobral, Flight Commander a impor o distintivo 1SAR ETA Paula (FDO, Flight Deck Officer).

Foto: Hugo Guerreiro

JÁ NÃO ESTAVAM HABITUADOS...!!!

O Mediterrâneo preparou uma surpresa para a guarnição da Fragata Álvares Cabral, e assim que a mesma saiu do Suez e começou a rumar para Lisboa, eis que umas vagas "marotas, vá...!!!" como documentam as fotos, fizeram relembrar a todos que o mar não é todo como no Indico, calmo e tranquilo, existem sítios onde ele "bate" a sério, mas acredito que nem era muito mar, vocês é que já não estavam habituados.

Fotos: Paulo Fraga

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

QUARTA-FEIRA É DIA DE COZIDO

Quarta-feira dia 10 de Fevereiro, pelas 1230 horas, o Clube de Sargentos da Armada, na Rua das Escolas Gerais em Lisboa, irá ser palco de um almoço entre os elementos do ex-Staff da SNMG1 e o nosso amigo Alexandre Correia, administrador do Blog "As Viagens de Alex", e editor da Revista Todo o Terreno. A ideia já tem algum tempo, e começou a ser alinhavada, quando o Alex se tornou seguidor do Sailors e um comentador assíduo, e assim sendo quarta feira será altura de pormos a escrita em dia e quiçá, combinar outro repasto mas com comidinha mais leve, como por exemplo, Mão de vaca com grão.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

AL-BIDU-KAIDA ATACA EM GRANDE

A ala mais radical do grupo extremista "AL-BIDU-KAIDA" tomou de assalto o heli orgânico da Fragata Álvares Cabral durante a travessia do Canal do Suez, e exige que sejam satisfeitos todos os seus desejos para libertarem o "pássaro".

São estas algumas das reivindicações:
- Voltar a haver cerveja de lata a bordo
- Que o mais antigo toque o sino duas a três vezes por dia, gritando «eu quero ver a repetição do jogo FC Porto - Sporting, e Sporting Académica»
- Que o Mestre Ramalhete Pires, faça uma formatura geral na Câmara de Sargentos para limpeza dos baralhos de cartas e toalhas de jogo.
- E que passem a almoçar juntos todos os dias, o Coelho, o Leitão, o Grilo, e o Caçador

Fotos: José Madeira

sábado, 6 de fevereiro de 2010

NÃO TE ESQUECEMOS GALVANITO

Um ano após o trágico desaparecimento da Mar E Galvanito, a guarnição da Fragata Álvares Cabral prestou-lhe uma singela mas sentida homenagem, com o lançamento de uma coroa de flores ao mar. Faz no próximo dia 10 deste mês um ano que a Galvanito foi a enterrar e nesse preciso dia durante o exercício "Instrex 09" às 1600 horas todos os navios da força colocaram a bandeira a meia haste em sua homenagem, como pode ler aqui, passado um ano a data foi relembrada para que saibas Galvanito, que não nos esquecemos de ti.

Foto: Hugo Guerreiro

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

JÁ NAVEGA NO MEDITERRÂNEO

A Fragata Álvares Cabral, no seu regresso a Portugal, cumpriu ontem mais uma etapa, ao concluir a travessia do mítico Canal do Suez. Agora já a navegar no Mediterrâneo é tempo para preparar novo passo, ou seja uma escala logística com o intuito de abastecer o navio para o resto do percurso que falta até Lisboa. Para terminar não queria deixar passar a oportunidade para enviar um recado ao meu amigo PP, Supervisor Rádio do Navio e dizer «Não te esqueças do Texas Pete», e «isso não é malagueiro vocês é que não estavam habituados.»

Foto: Carlos Dias

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ÁLVARES CABRAL NO MAR VERMELHO

A Fragata Álvares Cabral, já navega no Mar Vermelho rumo ao Canal do Suez. Um semana depois de ter deixado Muscat, o navio Português prossegue assim a sua viagem de regresso a casa, depois da missão cumprida. Alguns exercícios de adestramento da guarnição tem feito parte do dia a dia a bordo, ajudando assim a passar o tempo, que teima em não passar.

Foto: Carlos Dias