quarta-feira, 8 de julho de 2009

100 DIAS , 10 FOTOGRAFIAS

Foram 101 dias que durou a Operação Allied Protector para os navios da SNMG1, e durante a missão que se entendeu desde o Golfo de Aden, até Mombassa passando pelo Djibouti e Omã, milhares de fotos foram tiradas. Nós escolhemos 10 para ilustrar a missão. A primeira o Helicóptero "Daxter" da Fragata Corte Real em aproximação ao navio mãe para efectuar fast rope.

Duas skiffs apreendidas aos presumíveis piratas, e onde foram capturadas armas e outros equipamentos electrónicos de ajuda á navegação assim como telefones via satélite.

Já vimos muitas vezes cães a bordo de navios, mas galinhas foi a primeira vez, aconteceu durante o auxilio á Dhow Indiana que tinha sida libertada pelos presumíveis piratas.

Guarnição do USS Halyburton no flight deck durante o discurso "Farewell" proferido pelo COMSNMG1.

Reabastecimento efectuado pelo FGS Spessart ás fragatas HMCS Winnipeg (Canadá) e HNLMS De Zeven Provincien (Holanda).

Um dos elementos da segurança durante a visita dos navios da SNMG1, ao porto de Karachi no Paquistão.

Medidas de segurança a bordo da fragata HNLMS De Zeven Provincien durante a Force Reception em Karachi, Paquistão.

Algum do armamento apreendido aos presumiveis piratas durante a operação de Boarding efectuado pelo pelotão de PELBOARD dos Fuzileiros a uma Dohw suspeita.

Trânsito Mombasa - Mogadíscio em que foi efectuada escolta a dois navios do WFP (Programa Alimentar Contra a Fome).

Dois destroyers Japoneses atracados no porto do Djibouti, durante uma pausa para descanso da guarnição e aspectos logísticos.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

2 comentários:

Vitor Chuva disse...

Olá Pessoal!

Tendo servido na Armada durante 10 anos, há já alguns anitos atrás, devo confessar, é com enorme parazer que leio o que vocês publicam. Nunca andei por esses mares, mas andei por muitos outros; tempos de que guardo gratas memórias.
Uma saudação amiga para todos.

Vitor chuva, antigo sargento maquinista.

Unknown disse...

Boas pessoal, também antigo 1º Marinheiro CM,fiz parte da guarnição da Corte-Real entre 1994-1998 um grande abraço e muito orgulho.
Carlos Sousa