segunda-feira, 6 de julho de 2009

DE VOLTA AO MEDITERRÂNEO

O nascer do Sol no Suez tem sempre uma rara beleza, mas este teve uma beleza fora do vulgar, pois os primeiros raios do Sol do Egipto começavam a iluminar o nosso regresso a casa.

Os navios da SNMG1 iniciavam assim a travessia do mítico Canal do Suez. USS Halyburton, HNLMS De Zeven Provincien e ESPS Blas de Lezo em manobras e evoluções para ocuparem as posições para a travessia.

Navios de guerra, navios mercantes de todos os tipos utilizam o Suez para as suas viagens do Mediterrâneo o Indico e vice-versa. Na imagem dois porta contentores e um Ro-Ro.

Durante os 160 quilómetros da travessia, podemos observar em ambas as margens inúmeros postos de vigilância.

Sempre com a mesma característica, ou seja cores garridas e desenhos do Presidente Egipto, Hosni Mubarak e bandeiras a circundar o posto de vigilância.

Na margem Este alguns blindados e vários tipos de radares fazem parte da vigilância, transmitindo segurança ao Marinheiros que fazem deste canal a sua rota de Norte para Sul, ou de Sul para Norte.

Espalhados pelo Canal existe em ambas as margens diversos ancoradouros, que servem para as pequenas embarcações que navegam por estas aguas, sejam de pesca ou de recreio.

Varias construções vai crescendo ao longo das margens, algumas com formas arquitectónicas bem diferentes do que estamos habituados a ver, ou não estivéssemos nestas latitudes.

E ficam mais algumas fotos da nossa passagem pelo Suez num trabalho de Carlos Dias.






O comboio passa, e o maquinista apita num cumprimento, prontamente retribuído pelos navios.

Pombais tipicamente Egípcios também fazem parte da paisagem e embelezam as margens do Canal.





Por fim ja com Port Said no horizonte e o fim do Canal os habitantes aproveitam a praia para se refrescar e combater o calor que se fazia sentir, e nos podemos novamente dizer: Estamos de volta ao Mediterrâneo.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

2 comentários:

João Abreu disse...

Mas que fascinante travessia, bem vindos de volta à tranquilidade e especial encanto das águas mediterrânicas, espero um dia a visita da vossa fragata à Ilha da Madeira, nestas imediações do Atlântico!

Continuações de boa viagem!
João Abreu

Alexandre Correia disse...

Nunca atravessei o Canal do Suez, mas esta colecção de fotografias deixou-me desde já com uma ideia do que posso encontrar um dia que por lá navegue. Gostei de ver. Obrigado e bom regresso a casa!

Alexandre Correia