sábado, 20 de dezembro de 2008

DUNKER

Quarta-feira dia 17 de Dezembro, foi a vez dos elementos do Staff, que ainda não haviam efectuado o Curso de Aperfeiçoamento de Abandono de Aeronaves em Imersão, vulgarmente conhecido como "Dunker", deslocarem-se á Esquadrilha de Helicópteros no Montijo, para serem qualificados tendo em vista a possibilidade de efectuarem voos nocturnos, e assim sendo o Dunker é obrigatório para a efectivação desses voos.

(Staff SNMG1 - Antes da parte prática)

O Curso tem a duração de um dia e divide-se na parte teórica, ministrada na Esquadrilha, no Montijo, na parte da manhã, e a parte prática a ser efectuada na piscina da ETNA - Polo de Vila Franca de Xira na parte da tarde.

(Simulador)

A parte prática, é feita num simulador, que foi concebido e aperfeiçoado por alunos do DPE, durante uma PAP (Prova de aptidão profissional), veio substituir o que existia na Escola de Fuzileiros, que era manual.

(1ª descida - posição vertical)

Os alunos são submetidos a duas descidas á piscina, dentro do simulador, envergando fato, capacete e colete e cinto de segurança de 4 tiras, iguais ao dos pilotos. A 1ª descida é na posição vertical, tendo o aluno que se libertar do cinto de segurança e sair pela janela do simulador.

(2ª descida - rotação de 180 graus)

A 2ª descida é efectuada da mesma forma da primeira, sofrendo no entanto o simulador uma rotação de 180 graus, que coloca o aluno de cabeça para baixo, tendo que se libertar do cinto e sair pela janela.

(Cte Santos Fernandes, SPAO - após a saida da 2ª descida)

Para esta parte prática, nada é deixado ao acaso, e a Marinha desloca para o local, além de uma equipa de dois mergulhadores que permanecem em imersão durante as descidas do simulador, uma ambulância, para eventuais percalços que possam surgir.

1 comentário:

Staff_09 disse...

Foi pena não ter mais moedas para dar mais umas volta na maquineta.