
Depois de na 1ª fase da SNMG1, o FGS Spessart ter sido o nosso reabastecedor, agora nesta 2ª fase é o seu irmão FGS Rhoen. E assim sendo aqui fica o registo do primeiro RAS com o navio Alemão.

Depois da aproximação, comparação de agulhas e todos os procedimentos efectuados, e já lado a lado foi a altura de começar a passar cabos, e como é usual a pistola lança cabos dispara para a passagem da linha que depois irá trazer o primeiro cabo.

Depois de chegada a bordo é altura de começar a "meter dentro", sempre sobre as ordens do homem das raquetes que desde o reabastecedor vai dando indicações aos elementos da guarnição, que fazem parte da condição.

Após a passagem das linhas de distância, linhas telefónicas, cabos cadeira, etc, é a altura do "probe" que ira acoplar no receptor para inicio da bombagem.

Terminada a bombagem, que pode levar largos minutos (depende da quantidade de combustível a embarcar), é altura de recolher todos os cabos passados, para cada navio seguir o seu rumo em segurança.

Nas asas da ponte, o manobra é supervisionada por vários elementos da guarnição, entre eles o Supervisor de Sinais (Sar C Belo), responsável pelas comunicações visuais entre os dois navios.

Por fim e já com tudo safo, é a altura de cada navio regressar á sua area de patrulha, terminado que está mais um reabastecimento no mar (RAS).
Fotos: Carlos Dias (SPRS)