sexta-feira, 28 de agosto de 2009

CONTINUA O TREINO - BOARDING

Continua o treino tendo em vista as próximas missões em que o navio irá ser empenhado, e desta feita o treino foi dedicado ao treino das equipas de boarding e vistoria.

Aproveitando a presença do nosso reabastecedor FGS Rhoen as equipas de boarding e vistoria foram lançadas da Fragata Álvares Cabral através de RHIB (Semi-rígida).

Chegada a bordo é altura de combinar estratégias por parte da equipa de boarding (constituída por Fuzileiros) por forma a garantir a sua segurança e a da equipa de vistoria (constituída por elementos do DPE - Departamento de Propulsão e Energia, liderada por um oficial de bordo) .

A ponte do navio é o primeiro espaço a ser vistoriado, e sempre com a presença de elementos de bordo segue a vistoria por todos os compartimentos, com o objectivo de encontrar algo suspeito. A equipa de vistoria é acompanhada por elementos do pelotão de abordagem (Boarding).

O regresso á "mãe" (Fragata Alvares Cabral) é feito por helicóptero, pelo sistema de guincho, onde o operador de sistemas (Sar T Saloio) e o recuperador (Sar U Lourenço) desempenham um papel importantíssimo.

Um a um todos os elementos da equipa de vistoria são içados para bordo do "Rogue" sempre sobre o olhar atento do Sar U Lourenço.

Chegado a bordo da aeronave, o ultimo elemento da equipa é tempo de voar de regresso á "mãe", terminada que está mais uma missão (neste caso, mais um treino).

Na foto o "Rogue" nos finais para aterragem na Fragata Alvares Cabral, onde irá permanecer em alerta 20 no spot (no convés de voo, com um prontidão de 20 minutos).

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

3 comentários:

Alexandre Correia disse...

Caros Sailors,

Cada vez sinto maior curiosidade pelo excelente trabalho que têm vindo a desempenhar e, naturalmente, por estas reportagens tão elucidativas. Começo a repetir-me nestes comentários, mas não posso deixar de endereçar os parabéns!

Um abraço,

Alexandre Correia

PS - Mais do que um almoço a bordo, gostava mesmo era de poder fazer uma viagem assim para contar a experiência, de forma a que a opinião pública portuguesa compreendesse melhor o papel e a importância das Forças Armadas, particularmente da Armada.

Staff_09 disse...

Caro Alexandre Correia

Quanto ao almoço a bordo, será um prazer para nós poder recebe-lo nesta que é a nossa casa durante meses e meses, quanto á viagem, seria um assunto que teria que ser tratado a nível das relações publicas, mas nada é impossível, pois em certas missões embarcamos jornalistas, mas como disse anteriormente teria de ser tratado em patamares mais elevados, e obedecer a todas as regras que estão pré definidas para estes casos.

Atenciosamente Sailors News
Francisco Gavancho

Zeca disse...

Bom dia!
Á uns anos atrás via as notícias na televisão e ficava por aí,mas desde que sigo o Vosso Blog, não consigo resistir à Vossa informação que é de fáçil compreenssão e que incentiva a minha curiosidade.Todos os dias cá estou eu a ver o que há de novo.Só assim poderemos ver o quanto é dificíl a vida de Todos Vós.Que Deus Vos Proteja.
Maria José