sábado, 22 de agosto de 2009

O PRIMEIRO RAS COM O FGS RHOEN

Depois de na 1ª fase da SNMG1, o FGS Spessart ter sido o nosso reabastecedor, agora nesta 2ª fase é o seu irmão FGS Rhoen. E assim sendo aqui fica o registo do primeiro RAS com o navio Alemão.

Depois da aproximação, comparação de agulhas e todos os procedimentos efectuados, e já lado a lado foi a altura de começar a passar cabos, e como é usual a pistola lança cabos dispara para a passagem da linha que depois irá trazer o primeiro cabo.

Depois de chegada a bordo é altura de começar a "meter dentro", sempre sobre as ordens do homem das raquetes que desde o reabastecedor vai dando indicações aos elementos da guarnição, que fazem parte da condição.

Após a passagem das linhas de distância, linhas telefónicas, cabos cadeira, etc, é a altura do "probe" que ira acoplar no receptor para inicio da bombagem.

Terminada a bombagem, que pode levar largos minutos (depende da quantidade de combustível a embarcar), é altura de recolher todos os cabos passados, para cada navio seguir o seu rumo em segurança.

Nas asas da ponte, o manobra é supervisionada por vários elementos da guarnição, entre eles o Supervisor de Sinais (Sar C Belo), responsável pelas comunicações visuais entre os dois navios.

Por fim e já com tudo safo, é a altura de cada navio regressar á sua area de patrulha, terminado que está mais um reabastecimento no mar (RAS).

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

5 comentários:

Alexandre Correia disse...

Olá Sailors!

Muito didáctico este post, pois a colecção de imagens (com um céu lindo, dá a ideia de terem sido registadas ao fim da tarde, não?...), aliás muito bem colhidas, associadas às legendas, mostram de forma muito clara todo o procedimento de um reabastecimento no mar. No ar, confesso que já vi em documentários e até num dos post anteriores aqui, quando mostraram a visita ao porta-aviões norte-americano.
Já agora, para que possa aprender um pouco mais, gostava de sugerir um pequeno dicionário, digamos assim, das siglas que costumam usar pois, na verdade, não consigo decifrar a maioria delas.

Um abraço,

Alexandre Correia

Zeca disse...

Continua sempre assim com esse sorriso lindo, Carlinha para mim, na marinha 2º marinheiro Branco.Em Cadiz iremos nos encontrar para matar saudades.
Que Deus vos proteja nesta missão.
Desta mãe que Te Ama Muito, um abraço muito apertadinho e beijinhos para os outros filhos adoptivos que eles sabem quem são.

Alison disse...

Ola sailors, I'm still watching your travels, like the stalker that I am :)

I miss you, but now some of you are on the Alvares Cabral maybe I will see you again one day.

Cheers,
Alison Bevege

Unknown disse...

Pois é, vai preparando as costas, pois tens pela frente dezenas de RAS, se acontecer o mesmo que no passado......

Boa missão
1abc

joaomike (CCY - CREA)

Favas disse...

realmente a foto da pistola lanca cabos ficou divinal.. tá com uma cores e um ceu mto porreiro...
Pois ha palavras mto tecnicas que so mesmo quem la anda percebe.. mas para quem já fez uns quantos reabastecimentos entra na rotina e passam despercebidas...