terça-feira, 18 de agosto de 2009

X - DECK NO USS STEPHEN W GROVES

Sábado dia 15 de Agosto, foi o dia escolhido pelo Destacamento Rogue, para efectuar o Cross Deck com o USS Stephen W Groves.

Este exercicio/treino tem como objectivo, familiarizar os pilotos com o flight deck do navio e para as equipas de bordo efectuarem treino e conhecerem os procedimentos a efectuar com este tipo de aeronave durante as operações de voo.

O facto da Marinha dos Estados Unidos não possuir este tipo de aeronaves, torna este tipo de exercício/treino mais importante ainda, até pelo facto nos próximos meses o flight deck do SW Groves ser o spare deck do Rogue.

Tudo foi treinado, até que houvesse a certeza que nada tinha sido descurado. Desde os procedimentos do FDO (Flight Deck Officer), como as comunicações efectuadas entre o deck e o HC.

A alimentação primária a fornecer á aeronave antes de os motores serem postos em funcionamento, foi outros dos pontos focados.

Um dos pontos mais importantes e que foi amplamente treinado foi o reabastecimento de combustível, tendo para tal o Sar MQ Barros do destacamento Rogue deslocado-se a bordo para transmitir os seus ensinamentos aos camaradas americanos.

E como se de uma aula prática se tratasse no final da explicação, o Rogue foi reabastecido, tendo a operação corrido como mandam todos procedimentos e regras de segurança.

No final a tradicional foto de família, com as equipas de bordo e os pilotos do Rogue.

O Sar T Saloio, operador de sistemas foi também um dos formadores que se deslocaram a bordo do navio americano para transmitir ensinamentos na sua área.

Quem aproveitou a boleia foram dois elementos do Staff da SNMG1, o Supervisor Rádio (SAJ C Gavancho) e o Técnico de Redes e Link 11 (1SAR R Rodrigues), que junto dos seus homónimos americanos "limaram pequenas arestas", por forma que a componente operacional e o C2 (Comando e Control) seja mantido nos mais elevados padrões. O 2SAR U Lourenço (Recuperador) também na foto foi o outro elemento do destacamento que aproveitou o treino para se familiarizar com a equipa de voo.

Fotos: 1Sar T Saloio/2Sar U Lourenço (Destacamento Rogue)

1 comentário:

Favas disse...

uma voltita pelos ares n é todos os dias hehe ;) grande abraço..