sábado, 30 de janeiro de 2010

A CAMINHO DE CASA

A Fragata Álvares Cabral continua o seu caminho de regresso a Portugal, após concluída a missão que teve o seu inicio no dia 12 de Agosto de 2009, como navio Almirante da SNMG1. Depois de ter largado de Muscat - Omã com aqui foi noticiado o navio já se encontra no Golfo de Adén, onde na noite de 28 de Janeiro efectuou um RAS nocturno com o USNS Kanawha.

Foto: Jorge Felizardo

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

UMA MISSÃO NO FRIGORIFICO

Existem várias maneiras de eternizar determinada parte da nossa vida, seja ela pessoal ou profissional, e assim sendo existe quem veja nos "magnetos" para o frigorífico uma forma de relembrar certos momentos. Esta foto representa uma missão com a duração de um ano e que todos os dias pode ser relembrada, basta um simples olhar, ou o simples gesto de ir buscar uma "cervejola" ao frigorífico.

Foto: Francisco Gavancho

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

NRP ALVARES CABRAL RUMA A LISBOA

(NRP Alvares Cabral atracado em Muscat - Omã, 25JAN10)

Largou de Muscat, no Sultanato de Omã, no passado dia 25 de Janeiro cerca das 2200 horas locais, menos 4 que em Portugal continental rumo a Lisboa depois de concluída a missão de navio Almirante da SNMG1. Informações recebidas aqui no Sailors dão conta que o navio se encontra ainda no Golfo de Adén enroute para o Mar Vermelho para posteriormente atravessar o Canal do Suez. A guarnição encontra-se bem e a contar os dias para a chegada a Lisboa e aos seus familiares e amigos.

Foto: Francisco Gavancho

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CHEGAMOS A PORTUGAL

O painel indicava o numero do voo, aquele que nos trazia de volta a Portugal e aos nossos entes queridos.

Enquanto esperávamos para embarcar, a Playstation, pastilhas e garrafas de água foram a nossa companhia.

Umas cervejitas fizeram parte da cena, para as despedidas entre o ex-Staff Nacional e Internacional.

Para recordar fica uma das ultimas fotos tirada no Aeroporto Internacional de Muscat - Sultanato de Omã, com a presença de Diego de Cortazar, que aguardava o voo que o levaria a Madrid.

Já no avião foi tempo de dar largas a alegria de estarmos a caminho de casa, após um ano de missão.

De foto em foto, lá fomos contagiando todos os passageiros e tripulação com a nossa boa disposição.



A chegada ao Dubai, cerca de uma hora depois de termos deixado Muscat proporcionou imagens de rara bela capturadas pelo "paparazi" de serviço.

Depois de deixarmos o Dubai e com uma viagem de 6h 30m pela frente foi tempo de ler e descansar como as próximas fotos ilustram.




A neve foi nossa anfitriã à chegada ao Aeroporto Internacional de Zurich, e o frio a ela associado trouxe-nos sensações que não experimentávamos há cerca de 1 ano.



A escala de 6/7 horas em Zurich foi aproveitada para tentar dormir, comprar uns "souvenirs" e tomar um pequeno almoço reconfortante com uns Hamburguers, Chickens Wings e claro umas cervejas.

A neve ailada ao cenário "out-side" terminal proporcionou ao nosso "paparazi" de serviço uma série de fotos, que iremos revelar oportunamente.


Fotos: Francisco Gavancho e Paulo Monteiro

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A MISSÃO CHEGOU AO FIM

Eram 1600 horas em Muscat - Omã quando se iniciou a cerimónia do Handover da SNMG1 entre a Marinha Portuguesa e a Marinha Dinamarquesa. Chegava ao fim um ano de comando português desta força de reacção rápida da NATO.

Agora é tempo de regressar a casa para perto dos nossos entes queridos e começar a recordar este ano que passou, e onde dignificamos Portugal e a Marinha Portuguesa.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

JANTAR DE DESPEDIDA

Foi um ano de convivência, de plena actividade de onde se destaca 183 dias de combate à pirataria no mar na zona da Somália, dois "majors exercices" Loyal Mariner e Loyal Midas, mais de um mês de Active Endeavour (Missão de vigilância no Mediterrâneo, contra tráfico de droga, armas e imigração ilegal), enfim um ano e mais uns dias onde o Staff da SNMG1 Nacional e Internacional trabalhou afincadamente para que a missão que hoje termina fosse um sucesso.

Assim sendo e para culminar este ano juntamo-nos no Club Safari em Muscat, capital do Sultanato de Omã, para o jantar de despedida. Foi acima de tudo o partilhar de recordações, sobretudo dos bons momentos que passamos juntos e o certificar que acabamos com o dever de missão cumprida.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

domingo, 24 de janeiro de 2010

A TV GLOBO A BORDO

Depois da Lusa, e da Reuters na primeira fase ainda a bordo da Fragata Corte Real, e a SIC cuja reportagem passou no passado dia 18 de Janeiro, foi agora a vez da rede Globo do Brasil, embarcar em Salalah e viajar connosco até Muscat, para efectuar uma reportagem sobre a missão de combate à pirataria nas aguas da Somália. A reportagem da estação brasileira será emitida em principio no dia 31 de Janeiro na TV Globo Internacional, ou poderá ser seguida através do seguinte link.

Foto: Carlos Dias (SPRS)

sábado, 23 de janeiro de 2010

REGRESSAMOS A MUSCAT

Manhã de 22, chegamos a Muscat, para nós Staff foi o regresso à capital do Sultanato de Omã, para a guarnição da Fragata Álvares Cabral (excepto o Mar A Nogaró) foi o chegar ao porto mais falado dos últimos tempos.

O tempo esse, estava diferente de quando no dia 20 de Maio de 2009 aqui chegamos, mais ameno, e sem a humidade que na altura rondava os 95%, com temperaturas de 40º C às 2200 horas.

Para nós a chegada a Muscat, representa a penúltima etapa da nossa missão, ou seja entregar o comando da SNMG1 (Standing Nato Maritime Groupe One) no dia 25 de Janeiro à Marinha Dinamarquesa para então às primeiras horas de 26 iniciarmos a ultima etapa, ou seja regressarmos a Lisboa para finalmente podermos abraçar aqueles que durante um ano foram privados da nossa presença.

Quanto ao Sailors News irá continuar por mais uns tempos, no intuito de acompanhar a viagem de regresso da Fragata Álvares Cabral e para ir em termos de retrospectiva mostrar mais algumas imagens desta missão que teve o inicio dia 17 de Janeiro de 2009, quando largamos a BNL.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PORTO DE HONRA

Os Sargentos e Praças da Fragata Álvares Cabral (Navio Almirante da SNMG1), brindaram-nos com um Porto de Honra, em tom de despedida depois de uma sã convivência de 8 meses que teve o seu inicio em 17 de Janeiro de 2009 e terá o seu "terminus" dia 25 de Janeiro de 2010, com um interregno entre meados de Março até meados de Agosto. Para nós, apraz-nos dizer o prazer que foi navegar com vocês, pois fizeram-nos sentir em casa e que sempre nos sentimos como se da guarnição fizéssemos parte, nunca nos foi negado nada, como por exemplo cuidados elementares de saúde. Um bom regresso a casa e de certeza que estaremos à vossa espera na BNL (Base Naval de Lisboa).

PS. Uma palavra também para os camaradas da Fragata Corte Real com quem tivemos o prazer de navegar entre Março e Julho, e a quem desejamos as maiores felicidades profissionais e pessoais.

RETRATOS DE SALALAH




(Clique nas fotos para ampliar)

Fotos: Carlos Dias (SPRS) e Mário Saloio (Sar T/HL/FZM)

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

domingo, 17 de janeiro de 2010

A AVENTURA COMEÇOU HÀ UM ANO

Faz um ano que iniciamos a nossa aventura, eram 1000 horas da manhã em Lisboa quando a Fragata Alvares Cabral, largou, rumo a El Ferrol para assumirmos o comando da SNMG1 (Standing Nato Maritime Groupe One). Hoje em missão de patrulha no Golfo de Áden no âmbito do combate á pirataria no mar na zona da Somália numa operação denominada "Ocean Shield", e a contar os dias para chegarmos ao próximo porto e entregar o comando à Marinha Dinamarquesa, com a plena consciência do dever cumprido, e de que Portugal pode continuar a orgulhar-se dos seus Marinheiros deixo um pequeno texto que foi escrito no dia 17 de Janeiro de 2009.

"Não me digam adeus, deixem apenas os braços abertos para me abraçarem à chegada.
Deixem as lágrimas escorrer-me pelo rosto, para que a saudade me vá invadindo lentamente.
Deixem-me olhar as margens do Tejo com a nostalgia do momento, e olhar ao longe o Bugio que me abre as portas do mar e do sonho.
Deixem-me desfrutar a magia de sulcar as águas azuis e acariciar as Ninfas que Camões cantou.
Enfim deixem-me sair a barra, abraçar o oceano imenso nas asas de uma gaivota, e gritar aos setes ventos as saudades que deixo neste meu Portugal amado."

Texto: FG

Pode ler a noticia da largada de Lisboa aqui

Foto: Carlos Dias (SPRS)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

GOLFINHOS

O mar proporciona momentos únicos e que podem ficar registados para sempre numa fotografia, ou apenas na nossa memória. Durante o trânsito da área de patrulha para o porto de Salalah, esse momento aconteceu e o nosso fotografo registou-o para a eternidade, e como tal decidimos partilhá-lo com todos os visitantes. (Clique nas fotos para ampliar).

Este conjunto de Golfinhos, (pois segundo sei e pesquisei não existe nome para tal), apareceu no dia 07 de Janeiro cerca das 1400 horas locais (menos 4 em Portugal Continental), como que de uma despedida se tratasse, desejando-nos um bom regresso a casa quando a missão se aproxima de um ano de duração, recorde-se que saímos dia 17 de Janeiro de 2009 rumo a El Ferrol - Espanha para assumir o comando da SNMG1 (Standing Maritime Groupe One).

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

STAFF BARBEQUE

O Staff da SNMG1 (Standing Maritime Groupe One) reuniu-se no Hotel Hilton em Salalah - Omã para um Barbeque que serviu além do convívio inerente a estas situações, para começar a falar da missão em termos conclusões finais, pois a mesma encaminha-se para o seu "terminus".

O evento começou com um jogo de voleibol em que os Oficiais defrontaram os Sargentos, tendo a vitória sorrido à equipa dos Oficiais, mas diga-se em abono da verdade, com a verdadeira conivência e muita "água benta" por parte do juiz da partida.

Pode também falar-se em baixa de peso por parte da equipa dos Sargentos, pois o Supervisor Rádio, não pode estar presente por motivos de serviço. De salientar também a falta do SCO (Staff Comunications Officer), pelos mesmos motivos.

Depois do jogo atrás referido e da foto de família, foi altura de se partir para a 3ª parte ou seja "dar ao dente" e entre carne e peixe foi só escolher, tudo servido com requinte e simpatia por parte do pessoal do hotel.

Incumbimos o Marques de se sentar na mesa dos Oficiais, em missão de espionagem para saber das tácticas da equipa para o próximo jogo, a realizar em data oportuna.

Para terminar resta dizer, que apesar da luta dada por CDR Diego de Cortazar da Marinha Espanhola e nosso Oficial de Operações, na 3ª parte os Sargentos venceram de forma clara, graças em grande parte ao contributo do SCEWS , Paulo Monteiro e do SCCY, Joaquim Cardoso.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)