terça-feira, 21 de abril de 2009

AJUDANTE É POSTO, NÃO É FUNÇÃO!!!

Sempre existiram vozes discordantes em relação á classe de Sargentos e ao nome dos postos inerentes á mesma. Se temos Segundos Sargentos, Primeiros Sargentos, porque raio de motivo logo a seguir vem o Sargento Ajudante. Vasculhados os mais profundos arquivos e horas e horas perdidas em busca da razão, tendo inclusive sido comparados os nomes dos postos das outras Marinhas, a conclusão, e desculpem a redundância acabou por ser inconclusiva, e perante tal resultado apraz-me apenas dizer que "Ajudante é posto e não função".
Para ilustrar o "latim" que deixei nas linhas acima fica a foto dos três Sargentos Ajudantes do Staff, da esquerda para a direita: SAJ C Cardoso (SCCY), SAJ C Gavancho (SCRS) e SAJ R Santos (SCOPS).

Foto: Carlos Dias (SPRS)

10 comentários:

Unknown disse...

De acordo com José Sobral, autor de "Postos e Cargos Militares Portugueses", sobre o posto de SARGENTO-AJUDANTE reza o seguinte: "Antiga designação do Sargento mais graduado de um regimento, responsável por auxiliar o Ajudante do Regimento na sua função de chefe dos serviços administrativos e de secretariado. Ocasionalmente, aparece designado como Sargento de Brigada.
Com a criação dos postos de Sargento-Mor e Sargento-Chefe, em 1976, Sargento-Ajudante passou a ser apenas a 3ª graduação da categoria de Sargento, com a função de servir de adjunto de comando de uma companhia."
Não será conclusivo de todo, na pior das hipóteses ajudará a alimentar a confusão!
Mar chão e aragens...
Rogério Montez

Norberto disse...

Parabéns aos sargentos, principalmente aos ajudantes, e mais principalmente ao SANTOS.
UM GRANDE ABRAÇO!!!

Norberto

Célia disse...

Bom, desta matéria não entendo nada. Mas gosto da foto. Os Sargentos-Ajudantes são muito fotogénicos. Gosto sobretudo do lado direito, é uma figura muito agradável à vista.

Beijos, cheios de saudades!
Célia

Ricardo disse...

Continuem assim que vao longe .Continuação de uma boa missãoe o dezejo deste vosso camarada.um abraço em especial para o Ti Gavancho ,Dias,Marques e para a Teixeirinha.

Comer com DT1 disse...

finalmente um esclarecimento sobre este posto "ajudante"... olha afinal não, fiquei na mesma :)
De qualquer forma aqui fica um abraço para o SAJ Santos!

Paz disse...

Posso dizer apenas que tive o prazer de trabalhar com todos (não só os ajudantes (chatos):) a bordo da Álvares Cabral e foi um prazer! Foram momentos inesqueciveis principalmente aqueles que presenciei entre tantos outros... O famoso gato morto a bordo do FGS Emden ou o nosso amigo "Carreteras" em Ferrol! Enfim, estes "ajudantes" são impecáveis e deixo aqui um cumprimentos especial ao "Chefe Chico" e ao "Chefe Cardoso" na esperança de os voltar a ter a enfegar em Agosto! Um forte abraço e continuação de boa missão e até Agosto! :)

RODRIGUES CCT disse...

Olá camaradas em missão, um grande abraço a todos, só hoje soube deste blog...mas está espectacular.
Um grande abraço ao meu amigo Gavancho...
Quanto à questão do Sargento-Ajudante a melhor definição que ouvi até hoje foi de um 1SAR A, que ía ser promovido a Ajudante: "..... agora vou ser ajudante, prá ajudar a esvaziar umas "burras"...." ehehhe
mai nada....
ZUG ZBO 73 AR
E SOU SINALEIRO....

Unknown disse...

Extraído do "Livro do Grumete", edição de 1971:
"Postos d Armada:
...
...
Aspirante a Oficial
Sargento Ajudante a Oficial
...
..."

Um abraço a todos.
HM

Carlos Neves disse...

o carlos o cozinheiro do comboio lusitania tren hotel espanha portugal manda um granda abraço para ti e para os teus camaradas
Carlos Neves
Entroncamento

Anónimo disse...

Daqui carlos neves
era para te contactar
deixo aqui o mail do meu filho e depois respondes
luciano.alneves@hotmail.com
adeus e um grande abraço para ti