Já falámos neste espaço de Operações RAS (Reabastecimento no Mar), e hoje voltamos ao tema. A missão já leva 4 meses de duração e grande parte do tempo tem sido a navegar, o que só por si é sinónimo de várias Operações RAS, e se já abastecemos com o RFA Orangeleaf, RAF Wave Ruler, RAF Wave Knight, NRP Bérrio, ESPS Marques de la Ensenada, FGS Spessart, FGS Berlin, agora foi a vez do USNS Lewis & Clark, sem duvida o maior e mais imponente Reabastecedor que alguma vez tinha visto durante estes meus anos de Marinha.
Ficam algumas características deste navio Reabastecedor da Marinha dos Estados Unidos:
Comprimento: 210 metros
Largura: 32,3 Metros
Calado: 9 metros
Autonomia: 14000 milhas a uma velocidade de 20 nós
Guarnição: 123 civis e 13 militares
Meios Orgânicos: 2 helicópteros CH-46D Sea Knight ou 2 HH-60 Sea Hawk
Comprimento: 210 metros
Largura: 32,3 Metros
Calado: 9 metros
Autonomia: 14000 milhas a uma velocidade de 20 nós
Guarnição: 123 civis e 13 militares
Meios Orgânicos: 2 helicópteros CH-46D Sea Knight ou 2 HH-60 Sea Hawk
Na ponte o Comandante dá as boas vindas á Corte Real, e ao ETO (equipamento de transmissão de ordens) é passada uma mensagem com a apresentação do navio.
Alguns dos elementos do Staff, não quiseram deixar passar em branco esta oportunidade de assistir a um RAS com um "monstro" dos mares e possaram para a foto com o USNS Lewis & Clark como pano de fundo.
O momento do acoplamento do aparelho, neste caso o reabastecimento foi efectuado pelo método Probe, podendo no entanto também ser efectuado pelo método Nato 4B, mas actualmente muito pouco utilizado.
Uma imagem do parque de RAS da Corte Real, durante a bombagem de F76. De salientar que para além do F76, poderá ser fornecido F44 (combustível para o helicóptero) e água doce.
Navios em pleno reabastecimento com o aparelho passado, sulcando as águas calmas do Golfo de Aden.
1 comentário:
Passo por aqui quase todos os dias e fico sempre com uma lagrima no canto do olho. continuaçao de boa missao para todos em especial para o meu mano Pedro.
Enviar um comentário