sábado, 30 de maio de 2009

MUSCAT - CAPITAL DE OMÃ

Entre o 1º e 3º século (DC), a parte sul de Omã era uma das regiões mais ricas do mundo, devido ao comercio do incenso, considerado o mais puro do mundo. A localização de Oman nas rotas mais importantes do comercio mundial, entre Africa, Asia e Europa garantiu a sua importância estrategica aos Portugueses que chegaram lá em 1507 com as viagens dos exploradores Vasco da Gama à procura do caminho para a India e de Afonso de Albuquerque, com a conquista Portuguesa de Goa(1510) e Malaca (1511).

Muscat, na época, era uma cidade localizada numa pequena, porém bem protegida baia com duas antigas fortificações.

As fundações destas fortificações foram aproveitadas pelos Portugueses para construir as fortalezas de Mirani e Jalali, ainda existentes.

Enquanto se caminha pela parte antiga da cidade, tendo a vista as torres dos fortes Mirani e Jalali (São João) e, por extensão o Palácio Qasr al Alam, do Sultão Qaboos bin Said.

Somos levados a pensar na presença Portuguesa ali e, em quase todo o lugar que estivesse no caminho que conduzia a Coroa Lusitana, no rasto dos seus interesses mercantis, desde a faixa da peninsula Ibérica até as mais remotas partes da Ásia Ocidental.

Os Portugueses somente se interessaram em ocupar partes estratégicas da costa e nunca tiveram intenções de controlar o interior do país.

Consequentemente, os Omanis do interior conseguiram expulsar os Portugueses em 1650. Esta data é considerada como o inicio da independencia do pais, fazendo Oman o mais antigo estado independente da região.

Com a vitória dos Omanis sobre os Portugueses em Muscat, a frota da Marinha Omani foi atrás dos Portugueses na costa leste de Africa.

Derrotaram-nos em Zanzibar e Pemba e em 1668, uma grande parte da costa já estava sob o controle do Sultão de Oman.

Em 1698, após manter os Portugueses cercados em Mombasa durante dois anos, os Omanis finalmente expulsaram-nos de vez da costa inteira (até á fronteira de Moçambique).

Os Omanis efectivamente dominaram a Costa Leste de Africa (a parte que hoje pertence á Somália, Quénia e Tanzania) a partir de 1698, sempre com a ajuda dos Britanicos.

Na actualidade e em 38 anos, Sultão Qaboos transformou Oman num pais moderno, porém com a preocupação em preservar as antigas tradições. Muscat foi recentemente votada uma das três cidades mais limpas do mundo, juntamente com Singapura e a capital do Brunei.

Fotos: Carlos Dias (SPRS), Luis Cerqueira (SPOW) e João Mendes (Sar C - CCY)
Texto parcialmente retirado do site www.acoriana.pt

quinta-feira, 28 de maio de 2009

GRANDE MESQUITA DE QABOOS

Começamos hoje a publicação de alguns posts sobre a nossa ultima estadia, Muscat capital do Sultanato de Omã, que nos recebeu de braços abertos e nos mostrou usos e costumes muito diferentes do que vemos a Ocidente.

Num excelente trabalho fotográfico do Supervisor de Sinais do NRP Corte Real, João Mendes, apresentamos hoje a "Grande Mesquita de Qaboos", local sagrado e de rara beleza.

Aberto a visitas para não Muçulmanos apenas entre as 0800 e as 1100 locais, todo o tempo foi pouco para desfrutar tamanha beleza e esplendor. Ficam apenas algumas fotos mas que servem para ilustrar a visita.
















Para terminar fica a próxima imagem que faz parte do ritual de todos os visitantes, ou seja, o lavar dos pés, e na foto para mais tarde recordar uma equipa de Comunicações de luxo e daquelas que a Marinha se pode orgulhar: Mendes (1º plano), Prazeres (2º), Coelho (3º) e Rodrigues (4º).


Fotos: João Mendes (Sar C - CCY)

terça-feira, 26 de maio de 2009

PARABÉNS PRINCESA !!!!

A nossa "Loirinha" como carinhosamente lhe chamamos fez anos. Vânia Teixeira celebrou ontem o seu aniversário, e como não se deve revelar a idade de uma Senhora, não será este post excepção á regra.

A festa começou com o jantar onde estiveram presentes elementos do Staff e alguns convidados entre eles as "Focas" (Destacamento de Mergulhadores), representantes das Comunicações e Mohamed El Xico também convidado para o evento.

Depois na sala do Staff e já com o Sr. Almirante COMSNMG1 presente assim como o Staff Internacional foi realizada a tradicional cerimónia dos parabéns, corte do bolo, porto de honra.

Para terminar foi tempo de entregarmos á "Loirinha" uma pequena lembrança, mas que provocou um momento bastante hilariante como a foto ilustra. Foi uma tarde/noite diferente e mais uma vez "Parabéns Princesa"

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

segunda-feira, 25 de maio de 2009

COMUNIDADE PORTUGUESA EM OMÃ

A Comunidade Portuguesa local, foi recebida a bordo da Fragata Corte Real no dia 21 de Maio. A quente tarde de quinta feira recebeu os ilustres visitantes que a milhares de quilómetros da sua Terra Natal, puderam novamente pisar "solo" Lusitano.

Recebidos pelo Sr. Almirante Pereira da Cunha (CSNMG1) e o Sr. Comandante António Alexandre (Comandante do NRP Corte Real), os convidados tinham á sua espera o tradicional Bacalhau á Brás, e alguns vinhos nacionais brancos e tintos.

Mas antes dos "comes e bebes", foi tempo de visitar o navio e conhecer as capacidades destes meios navais e a ficar a conhecer o porquê desta missão.

Com o destacamento de Helis em plena actividade, montando uma das pás do "Daxter" foi tempo de assistir de sitio privilegiado, o parque da Phalanx, á cerimónia do arrear da Bandeira que iria ocorrer dentro de poucos minutos.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

sexta-feira, 22 de maio de 2009

DIA DA MARINHA

As comemorações do Dia da Marinha tiveram lugar este ano em Aveiro no dia 20 de Maio, dia em que Vasco da Gama largou de Lisboa rumo á Índia. Este ano em terras longínquas a Marinha esteve presente e a Fragata Corte Real embandeirou em arco e colocou iluminação de gala.

Pela manhã o Navio Almirante da SNMG1 atracou no Port Sultan Qáboos em Muscat -Omã, para o merecido descanso da sua guarnição, Staff e para aspectos logísticos e apesar da azafama inerente a uma escala deste género, ainda houve tempo para a milhares de milhas de distância se comemorar esta data.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

quarta-feira, 20 de maio de 2009

CONDIÇÃO 2R1 - REABASTECIMENTO

Já falámos neste espaço de Operações RAS (Reabastecimento no Mar), e hoje voltamos ao tema. A missão já leva 4 meses de duração e grande parte do tempo tem sido a navegar, o que só por si é sinónimo de várias Operações RAS, e se já abastecemos com o RFA Orangeleaf, RAF Wave Ruler, RAF Wave Knight, NRP Bérrio, ESPS Marques de la Ensenada, FGS Spessart, FGS Berlin, agora foi a vez do USNS Lewis & Clark, sem duvida o maior e mais imponente Reabastecedor que alguma vez tinha visto durante estes meus anos de Marinha.

Ficam algumas características deste navio Reabastecedor da Marinha dos Estados Unidos:
Comprimento: 210 metros
Largura: 32,3 Metros
Calado: 9 metros
Autonomia: 14000 milhas a uma velocidade de 20 nós
Guarnição: 123 civis e 13 militares
Meios Orgânicos: 2 helicópteros CH-46D Sea Knight ou 2 HH-60 Sea Hawk

Na ponte o Comandante dá as boas vindas á Corte Real, e ao ETO (equipamento de transmissão de ordens) é passada uma mensagem com a apresentação do navio.

Alguns dos elementos do Staff, não quiseram deixar passar em branco esta oportunidade de assistir a um RAS com um "monstro" dos mares e possaram para a foto com o USNS Lewis & Clark como pano de fundo.

O momento do acoplamento do aparelho, neste caso o reabastecimento foi efectuado pelo método Probe, podendo no entanto também ser efectuado pelo método Nato 4B, mas actualmente muito pouco utilizado.

Uma imagem do parque de RAS da Corte Real, durante a bombagem de F76. De salientar que para além do F76, poderá ser fornecido F44 (combustível para o helicóptero) e água doce.

Navios em pleno reabastecimento com o aparelho passado, sulcando as águas calmas do Golfo de Aden.

Para finalizar fica uma imagem sempre de rara beleza, os golfinhos (abundantes nestas águas) a "saltitar" á proa do reabastecedor, como se de uma dança se tratasse e que a mesma fosse dedicada a todos os marinheiros que nestas águas cumprem a sua missão.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)