segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ESTES CARROS JAPONESES...!!!

Quando tiramos a carta de condução, nem sempre somos alertados para tudo o que faz parte da viatura, e se quisermos por isto em termos informáticos, nem sempre nos mostram todo o software e hardware.
Como é óbvio e agora parafraseando a celebre frase durante a ocupação do Iraque em que as coisas não corriam bem e logo aparecia alguém a dizer que eram os “efeitos colaterais”.
Juntando os dois primeiros parágrafos do texto, podemos transportar a situação novamente para os carros, e para um acontecimento no mínimo estranho, hilariante, como lhe queiram chamar, eu optei por lhe chamar “exótico”. Dia 23 de Dezembro, Salalah no Sultanato de Omã, aproveita-se o facto de o nosso Toyota estar disponível e vamos lá aos Correios meter umas cartas, aos Centros Comerciais KM - City Center e Lulu fazer umas compras (sem nunca esquecer os “baldes de gelado”, não fosse o nosso SCEWS ficar triste), enfim aproveitar a soalheira manhã de quarta-feira. Tudo corre bem até à primeira paragem, no estacionamento do KM – City Center. Uns vão aos Correios, outros ao KM, outros à Mesquita fazer umas fotos. Então como que de um passo de mágica se tratasse algo acontece…….o nosso Toyota pura e simplesmente não pega…Já tentaste assim? – Pergunta um, já leste o manual? Pergunta outro, experimenta a fechar e abrir o carro de novo, qual informático com o celebre sair e entrar de novo. Mas tudo em vão o motor teimava em não pegar e viesse lá quem viesse, inclusive até veio um cidadão de Omã que se prontificou a tentar repor a normalidade, mas nada, teimoso este carro…!!! Estes Japoneses inventam com cada coisa, isto era muito melhor se tivesse chave, agora botão “Start/Stop” e esta me…. que não fica verde. Espera aí diz um, tens de carregar no travão ou na embraiagem para isto pegar….Já fiz essa cena mil vezes e nada, respondia o nosso condutor já naquela fase de ficar chateado com um F muito grande.
Então surge a ideia que transformou a manhã de Salalah…e se telefonássemos para a empresa de “Rent a Car”? Ideia luminosa, vamos lá, em último caso trazem um carro novo que este está avariado, logo hoje que ainda queríamos beber um “Moscatelzito” antes de almoço. Liga-se para a empresa e do outro lado responde alguém em Árabe do mais puro “ بوخ زور, يیا ج ه ك نم مناو تب نا تکمک م نکب ”... Sorry we have a problem (lembrei-me logo do “Huston we have a problem), mas em frente…Ok good morning what’s the problem? E lá se explicou o que se passava, que o carro não queria pegar, que já se tinha tentado tudo em conformidade com o livro de instruções, que o botão “Start/Stop” não passava a verde, etc, etc, etc…Do outro lado calmo e tranquilo e de certeza a pensar “mais uns totós, e acrescentar um risco à lista de “Totós que alugam Toyotas”, disse: Please check the carpet below your feet”…Assim fizemos, puxamos o tapete dos pés para trás e como por magia, mas desta feita em sentido contrário, carregamos no travão, a luz verde acendeu, carregamos no botão e eis o Toyota a “rosnar” e como que a dizer, vamos lá a despachar que ainda há gelados para comprar e um Moscatel para beber, afinal a culpa foi do tapete.

Texto e Foto: Francisco Gavancho (SCRS)

8 comentários:

Zeca disse...

Boa tarde!
Fartei-me de rir á vossa conta, ke pena não terem feito um video, ia ser o máximo.
Mas como teem andado sobre o mar é normal k perdessem a prática de andar sobre 4 rodas.
bjinho pa todos

Cabo C Ramos disse...

Pois os tapetes são tramados.... ;)
O video realmente era do best...

Favas disse...

hahaha mas que bela historia.. os tapetes agora fazem de corta corrente? lool
grande.. Abraço.. e um bom ano..!!!
Boa narrativa esta...
acho que este ano vais sair um livro que será best seller e o autor sera "Paparuco O Comentador"

Favas disse...

lol quem tirou a foto tb ficou a fazer de "emplastro" :) ficou bem e estiloso.. eheh
abraço

Aeromarujo disse...

ESSA AGORA...o sacana do tapete a impedir os valentes marujos de estarem a tempo e horas junto de uns Moska tão desejados...

Anónimo disse...

Realmente quem iria adivinhar que a culpa era do tapete. Lol. Adorei a foto e fartei-me de rir com a narrativa da história. Assim é que é pessoal, boa disposição acima de tudo. Continuação de boa navegação.

Anónimo disse...

Amor, tás o máximo nessa foto. Eu tou a imaginar a cena e o outro ao telefone a grizar-se todo à vossa pala. E depois são as mulheres que fazem figuras tristes pá... Qual é a mulher que não sabe que o Toyota não pegava por causa do tapete?? O cheiro da maresia está a fazer-te mal. Quando chegares vou dar-te umas lições, ok?
Lol... Logo eu, a às do volante.
Tenho muitas saudades e estou a contar cada dia para o teu regresso.
Um grande beijo da tua mulher e o resto de uma boa viagem para todos ( o que vale é que não vêm a conduzir)

Anónimo disse...

Bela descrição. Mas...... Toyota sempre à frente. Sabes bem que ja houve muitos "acedantes" por causa dos tapetes se porem por baixo dos pedais, lol.

Abração e continuação de tudo bom.

Abração do Baran