segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

DISSEMOS ADEUS A MOMBASSA

Terminamos mais uma escala, e desta feita e para não variar cerca de 48 horas. Mombassa recebeu-nos mais uma vez de braços abertos.

O cais de atracação foi diferente de onde tínhamos estado em Junho a bordo da Fragata Corte Real, agora ficamos no cais comercial, mais longe do centro da cidade, mas com a particularidade de logo á saída da prancha, estarem inúmeros vendedores com os mais diversificado artesanato.

A guarnição e Staff aproveitou de diversas formas a estadia, alternado entre a cidade e os monumentos, a praia e claro o inevitável safari.

O tempo esse, invulgar para nós Europeus, foi de imenso calor associado a níveis de humidade a rondar os 90 por cento, aliás temperaturas que de maneira alguma fazem lembrar a quadra festiva que se aproxima.

A cidade essa, estava mais calma (se assim se pode dizer), fruto talvez de ser fim de semana, mesmo assim Mombassa , a 2ª cidade do Quénia com cerca de 2 milhões de habitantes, fervilhava de actividade, trânsito e os usuais vendedores habitantes espalhados por todos os lados.

Para nós talvez, ou quase de certeza a ultima vez por estas paragens, fica a recordação de uma cidade que em certos recantos e locais tem bem definido a passagem dos Portugueses por estes lados, e onde podemos visitar uma das maravilhas Portuguesas espalhadas pelo mundo, o Forte Jesus.

Fotos: J. Santos (SCOPS), F. Gavancho (SCRS), M. Ramos (SENS) e L. Cerqueira (SPOW)

1 comentário:

Alexandre Correia disse...

Caros Sailors,

Belas reportagens. Para quem, como eu, não conhece a África Oriental, estas reportagens têm sido particularmente interessantes, pois têm-me permitido ficar a conhecer por uma perspectiva credível imensos lugares que ainda espero poder visitar. Neste último caso, em Mombassa não posso falhar o forte de Jesus. Segui o link e fiquei bem elucidado pela reportagem deste forte que tinham feito numa escala anterior.

Abraço,

Alexandre Correia