quinta-feira, 26 de março de 2009

O CANAL DO SUEZ

Depois de deixarmos o porto de Souda Bay, na Ilha de Creta - Grécia, a força dirigiu-se para leste, tendo como objectivo fundear em Port Said, no Egipto antes de atravessar o Canaz do Suez.

Chegados ao fundeadouro na tarde de 19 de Março, iniciou-se a preparação para atravessar um dos canais mais mediáticos do mundo e um dos mais movimentados. Já era noite no Egipto quando se iniciou o trânsito.

E com a noite se iniciou a viagem e já era dia (e bem dia) quando a mesma terminou e chegamos ao Mar Vermelho. Durante as aproximadamente 1400 milhas náuticas do Canal podemos cenários que apenas vimos em séries, filmes ou em revistas.

Como é lógico, alguns dos elementos da guarnição já tinham atravessado o Canal do Suez, e lá foram servindo de "cicerones", para os debutantes na experiência.

Na foto abaixo, podemos ver os navios da força, com a fragata Espanhola ESPS Blas de Lezo em primeiro plano, seguida pelo reabastecedor alemão FGS Spessart, e a fragata alemã FGS Emden.

E chegados ao Mar Vermelho, tinha terminado mais uma etapa da nossa missão. Agora do outro lado do mundo, venham de lá esses piratas.

Fotos: Steve Turner e Carlos Dias (SPRS)

Sem comentários: