terça-feira, 10 de março de 2009

VISTORIA NO MAR

Inserido no Loyal Mariner 09, realizou-se um exercido de Boarding e Vistoria no mar, onde o pelotão de Abordagem dos Fuzileiros teve acção preponderante.

Este exercício destina-se a treinar o pelotão de abordagem e a equipa de vistoria para missões futuras, nas quais se salienta o combate á pirataria no mar na zona da Somália e o embargo ao Iraque.

Desta feita a fragata alemã FGS Emden simulou um navio mercante, suspeito de transportar droga, armas e substâncias explosivas, para um país alvo de embargo, por determinação da ONU.

Depois de garantida a segurança por parte do pelotão de Fuzileiros, foi a vez da equipa de vistoria entrar em acção, procurando as substâncias que supostamente eram transportadas pelo navio suspeito).

Durante a minuciosa inspecção que o navio foi alvo, sempre sob a apertada vigilância da equipa de segurança, no intuito de evitar situações que pusessem em perigo a integridade física da equipa de vistoria, lá foram encontrados os materiais que se suspeitavam.

Entre líquidos explosivos, e droga, tudo foi confiscado e o navio apresado. Tudo não passou de mais um exercício, mas serviu para treinar uma das situações mais comuns, nesta era de pirataria marítima.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo blog...
Pena que nele esteja uma triste história, a partida de uma vossa amiga (e minha também), uma camarada vossa e uma menina da minha terra...
Mas a vida é assim, feita de histórias que nem sempre são alegres...
Para todos desejo muita sorte e que o mar vos entenda e respeite SEMPRE!