quarta-feira, 10 de junho de 2009

AKAMBA HANDICRAFT INDUSTRY

O Akamba Handicraft Industry, fica situado nos arredores de Mombasa a cerca de 30 minutos do centro da cidade.

Várias dezenas de Artistas, todos da mesma tribo trabalham todo o género de madeiras, fazendo verdadeiras obras de arte.

Espalhados por uma vasta área, coberta por chapas de zinco, das suas mãos sai tudo o que se pode imaginar da arte Africana.

Estátuas, animais, mascaras são esculpidas pacientemente, com diversas ferramentas dos mais variados tipos e funções.

Após finalizadas as peças, as mesmas são sujeitas a diversos tratamentos para de seguida serem colocadas na loja para venda.

Ao chegarmos á loja deparamos com as boas vindas "Hakuna Matata", que significa está tudo bem, não te preocupes, ou em Inglês "Don't worry be happy".

Nas peças colocadas há venda para os inúmeros turistas que visitam o local, existe um pormenor que não passa despercebido, ou seja, cada uma delas junto com o preço tem o numero do Artesão que a criou.

Numa das zonas da loja podemos encontrar o mais diversificado conjunto de mascaras, todas com as funções como nos foi explicado por um dos empregados que simpaticamente acediam a todo o tipo de questões e curiosidades que nos iam assaltando.

O nosso SCEWS, Paulo Monteiro aproveitou a zona e não se fez rogado, experimentando uma das muitas mascaras, recuando assim no tempo até provavelmente a um ritual tribal em plena selva africana.

Noutro local da loja podíamos ver inúmeras estatuetas de guerreiros em diversos tipos de madeira e onde sobressaia naturalmente as que eram feitas de pau preto.

Fotos: José Santos (SCOPS)

Sem comentários: