sexta-feira, 5 de junho de 2009

MARINHA REGRESSA A MOMBASA

Mombasa foi o porto que se seguiu nesta missão. Esta escala para além da componente logística e para descanso da guarnição, serviu também para preparar a próxima missão.

Mombasa é a segunda maior cidade do Quénia. Situada no oceano Indico tem um dos portos mais movimentos da África Oriental, sendo também o maior centro de turismo costeiro. O nome original em Árabe Manbasa ou em Suali Kisiwa Cha Mvita que significa "Ilha da Guerra" tem forte presença Portuguesa, que será depois alvo de um post neste espaço.

A chegada ao Mbaraki Pier onde iríamos ficar atracados foi calma e assim a pouco e pouco fomos envolvidos pela paisagem verdejante que as margens do Tudor Creek apresentavam como cartão de visita.

Pouco a pouco foram surgindo as primeiras construções, sinal que em breve chegaríamos á movimentada Mombasa que fica situada numa ilha que é separada do continente por dois riachos, o Tudor Creek e Kilindini Harbour.

Chegamos perto do cais em plena hora de ponta como facilmente se podia constatar pelas pessoas que enchiam o ferry-boat que fazia a ligação entre as duas margens.

Ao chegarmos finalmente ao Mbaraki Pier o navio alemão FGS Rheinland-Pfalz (F209) aguardava-nos, também esta fragata integrada na Força Europeia, fez do porto de Mombasa local de apoio logístico e descanso da guarnição para mais uma tirada que se avizinha no Golfo de Áden.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

Sem comentários: