segunda-feira, 1 de junho de 2009

CRUZAMOS O EQUADOR - ESTAMOS A SUL

Eram precisamente 2152 Horas (Fuso C - mais 2 horas que em Portugal), quando cruzamos o equador na posição geográfica 0000.00N - 4443.4E. Estava consumada a passagem para o Hemisfério Sul. O momento ficou registado para a posteridade, cabendo ao Grt TFD Rosa a delicada tarefa de cortar a linha do equador, para que pudéssemos seguir viagem rumo a Mombasa - Quénia. Ficam duas fotos a ilustrar tão solene momento.

E quanto tudo parecia calmo e tranquilo e já a Sul, eis que uma voz forte e colocada ecoou pelo navio:
«Côrte Real
- Fala o todo poderoso Senhor dos Mares o Rei Neptuno
- Cruzar esta linha mágica, invadir estas águas sem a minha autorização é muito grave, e este terrível acto não pode ficar incólume.
- Não sei o que se está a passar, mas há algum tempo para cá, barcaças de guerra, dhows, skiffs e outras gentes destas que não para de me incomodar.
- A minha agenda está muito preenchida, porem vou guardar um dia para vos visitar. Irei acompanhado pelo meu séquito e julgar tão cruel e lastimoso acto
Terminado»

Fotos: Carlos Dias (SPRS)

2 comentários:

Favas disse...

tradicoes que nunca se perdem.. e que servem para fugir á rotina e desafogar um pouco a guarnicao.. quem serão os sacrificados pelo rei dos mares nesta viagem...
queremos fotos!!! eheh
grande abraço

M.J disse...

que o poderoso senhor dos mares vos guarde. Abraço