terça-feira, 23 de junho de 2009

CORTE REAL IMPEDE MAIS UM ATAQUE

Eram 0715 horas em Lisboa, mais duas horas no Golfo de Aden quando a Fragata Corte Real que fazia escolta a um navio, recebeu o pedido de auxilio vindo do navio Maersk Phoenix com bandeira de Singapura. Apenas a 4 milhas da posição, a Corte Real respondeu ao pedido e utilizando a velocidade máxima disponível (32 nós) em poucos minutos identificou uma skiff com 8 presumíveis piratas a bordo que ao se aperceberem da sua presença, iniciaram uma fuga que viria a terminar largos minutos depois e só após uns disparos para zona safa á proa da embarcação.
Foi assim evitado mais um ataque pirata, e depois de identificados os 8 presumíveis piratas, de lhes ser retirado todo o armamento e equipamento, foram mandados seguir pois o enquadramento legal em vigor não permite a sua detenção.
Assim sendo e depois de mais esta operação o Navio Almirante da SNMG1 eleva para 27 o numero de presumíveis piratas capturados durante a Operação Allied Protector.

Foto: Carlos Dias (SPRS)

3 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Muitos parabéns pelo vosso blogue e saudações com desejos de continuação de boa missão. É um orgulho sincero acompanhar a actividade da CORTE REAL e guarnição respectiva...

LMC

João Abreu disse...

Boas!

Realizo este comentário para exprimir os meus mais sinceros elogios quanto ao blogue pois tá fenomenal a nível informativo, é sempre bom acompanhar e dialogar sobre as embarcações da nossa ilustre Marinha, com as embarcações da nossa Armada no topo sou também muito aficionado a todo o tipo de navios militares, sou também autor de um blogue que retrata o movimento marítimo da minha grande cidade que é o Funchal, estou também a realizar no mesmo um especial à Marinha Portuguesa que a pouco e pouco está a ganhar forma no qual dialogo em aspecto geral sobre as nossas embarcações! Aqui fica o link caso estejam interessados: naviosfunchal.blogspot.com

Saudações Marítimas!
João Abreu

elisa_pata@hotmail.com disse...

É bom saber que os nossos familiares bem como toda a guarnição estão a fazer um bom trabalho e que são peça fundamental no progresso da humanidade impedindo da melhor forma a pratica de pirataria.
Continuação e bom regresso!!
Elisa Pata