terça-feira, 20 de outubro de 2009

DPE - GERADORES

O Sailors vai hoje mostrar o DPE (Departamento de Propulsão e Energia), para que os nossos visitantes possam conhecer um pouco, aqueles que tornam possível estas missões, através da produção de energia e de fazer rodar o "parafuso" (veio/hélice) na gíria naval.

Começamos pela parte de produção de energia, nomeadamente os geradores. O navio possui quatro geradores, distribuídos da seguinte forma, 2 AV (a vante) e 2 AR (a ré), que produzem a energia necessária para a operacionalidade do navio, funcionando normalmente dois de cada vez.

Estas fotos referem-se a uma intervenção efectuada nos GE AR (geradores de ré), no passado dia 29 de Agosto, e foram registadas pela objectiva do fotografo de bordo, Paulo Pereira.

A intervenção ocorreu no motor onde o gerador está acoplado. Esta operação ocorreu tendo como objectivo a correcção de uma anomalia que limitava a produção de energia a partir deste gerador. De salientar que a mesma foi efectuada com sucesso tendo o navio retomado toda a sua operacionalidade.

Fotos: Paulo Pereira (CAB E)

Sem comentários: