domingo, 18 de outubro de 2009

ESTREITO DE MESSINA

Estreito do mar Mediterrâneo que estabelece a comunicação entre o mar Tirreno e o mar Jónico e separa a Calábria, na Itália continental, da Sicília. Apresenta 32 km de comprimento.

Foi na viagem de Toulon para Malta, que a SNMG1 atravessou este estreito. Dia 06 de Outubro fica assim registado no diário náutico dos navios da força como o dia em que se cruzou mais um local mítico do Mediterrâneo, exactamente no mesmo dia em que navegamos ao largo do Stromboli.

De tempos a tempos, debate-se na Itália, a construção de uma ponte que ligaria o continente á Sicília.

Se a mesma vier um dia a ser construída, será a maior ponte de arco simples do mundo. com uma envergadura de 3300 metros e os avanços tecnológicos tornam esta hipótese cada vez mais provável.

O mais recente projecto estava programado para começar em 2006, com uma duração de seis anos e um custo total de 4,6 biliões de euros.

Alguns dos elementos do Staff, não quiseram deixar passar a oportunidade para ver ou rever estas paisagens. Para terminar deixamos a informação que no estreito de Messina é comum produzir-se a ilusão óptica conhecida como Fata Morgana.

Fotos: Francisco Gavancho (SCRS)

1 comentário:

Jéssica Cerqueira disse...

Olá pai. Tenho muitas saudades tuas e estou a contar os dias para te ver. Sei que tens tomado banho e espero que assim continues!!!!
Um milhão de beijos da tua filha que tanto te ama


Jéssica Cerqueira