Um passeio por La Valleta, revela-nos uma cidade com diversos traços britânicos, fruto da ocupação inglesa que durou até 1964.
À saída do cais onde estamos atracados, encontramos uma zona de bares e restaurantes, estrategicamente localizada, até pelo facto de em frente atracarem diariamente os cruzeiros turísticos que proliferam pelo Mediterrâneo.
Prosseguindo o caminho para o centro da cidade, começamos a encontrar diversos pontos de interesse, que convidam a uma fotografia e um olhar mais atento.
Uns metros antes das portas da cidade, fica a central rodoviária, onde podemos "apanhar" autocarro para qualquer parte da ilha. Os autocarros são um dos ex-libris da ilha.
À chegada das portas da cidade deparamos com uma rua que nos leva até ao outro lado da ilha e onde proliferam os espaços comerciais, desde lojas de "souvenirs" até ao incontornável "Macdonald´s".
Pelo caminho inúmeros monumentos, e estátuas vão contando a história desta Ilha.
Numa das paredes junto á St. John's Co-Cathedral podemos encontrar uma placa alusiva á visita do Papa João Paulo II á Ilha de Malta.
Nas traseiras da mesma Catedral, mais uma estátua alusiva á visita de outro Papa a esta ilha, neste caso o Papa Pio V.
Prosseguindo o passeio, o "desfile" de estátuas, estatuetas e monumentos vai continuando e embelezando uma rua já de si muito bonita.
Em amena "cavaqueira" com as esplanadas encontramos a Biblioteca com uma estátua á entrada, ostentando um faixa e um vestido, que apesar das inúmeras tentativas, acabamos por não saber o significado.
Mudando de rumo e descendo em direcção ao mar, ruas estreitas e carregadas de símbolos religiosos dão-nos as boas vindas e transportam-nos para uns séculos atrás, e para os tempos da Ordem de Malta.
Dizem que na Ilha existem mais 300 Catedrais e Igrejas, e neste passeio pela cidade deparamos com duas ou três de uma beleza e imponência fora do comum.
De regresso a bordo, mais monumentos alusivos á história de Malta continuam a aparecer aos nossos olhos.
Como é o caso deste, onde uma águia dourada lança um olhar sobre a cidade, como se preparando para um voo.
Por fim e antes de darmos por finda a volta, mais uma Catedral desponta no horizonte, convidando-nos para uma visita mais minuciosa.
Fotos: Francisco Gavancho (SCRS)
4 comentários:
Olá amigos,
como sempre vou-me encantando com a partilha dos lugares por onde vão passando.
Não conheço Malta, mas a senhora de vestido e faixa não será a HM Queen Victoria?
Continuem a partilhar as vossas aventuras.
Smooth sailing and fair winds!
Abraços
Marta
Conheci meio mundo nas ondas navegando,nunca estive em Malta por isso aqui fica o meu agradecimento pelo circuito oferecido...
Parabéns pelo belo Blog.
José Castro
Caros Sailors,
Obrigado por esta visita guiada a La Valleta. Há alguns anos não aproveitei várias oportunidades que surgiram para ir a Malta (que chegou a ter voos directos da companhia local para Lisboa) e nunca calhou fazer escala aí em nenhuma das viagens que já fiz pelo Mediterrâneo. A vossa visita só redespertou a minha curiosidade.
Abraço,
Alexandre Correia
Bem...
se esse porto de Malta falasse!!! é divinal sem dúvida! Bons tempos aí se passaram, e claro o chief Gavancho tb lá estava!! (nao podia faltar)
Abraços e continuação de uma boa missão
Rocha
Enviar um comentário