quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ILHA DE STROMBOLI

Os navios da SNMG1 (Standing Nato Maritime Group 1), passaram ao largo da Ilha de Stromboli. A ilha de Stromboli faz parte do arquipélago de ilhas das Ilhas Eólias no Mar Tirreno, ao norte da Sicília. Na imagem (clique para ampliar), a Fragata Álvares Cabral, navio chefe.

O Vulcão Stromboli é um dos quatro activos neste arquipélago. Situado na ilha com o mesmo nome é o mais activo na Europa. As suas erupções acontecem com um intervalo médio de cada uma hora.

A população de Stromboli no inverno é estimada em cem habitantes, mas no verão chega até quatro mil habitantes.

Pode chegar á ilha através de ligações marítimas regulares a partir de Nápoles, Lípara e Messina.

Roberto Rosselini dirigiu em 1949 o filme "Stromboli terra di Dio" (Stromboli terra de Deus), protagonizado pela actriz Sueca Ingrid Bergman, que levou ao público a ilha e a sua beleza.

A economia da ilha sempre dependeu da cultivo da azeitona, do figo e da malvasia (tipo de uva). E também da pesca e da marinha.

Fotos: Carlos Dias (SPRS)
Fonte: Wikipédia

2 comentários:

Carlos Henriques disse...

Olá

BELO...

Carlos

Alexandre Correia disse...

Caros Sailors,

Stromboli é um daqueles lugares do mundo que é bonito pela dureza da sua paisagem. Dura, mas amoleceu muito Roberto Rosselini, que se encantou mais ainda por Ingrid Bergman, pois foi durante a rodagem desse célebre filme que nasceu o romance entre o realizador e a actriz. E diga-se em abono da verdade, os frutos desse romance foram bem mais bonitos que a ilha. Isabella, como é bela...

Abraço,

Alexandre Correia

PS - Já naveguei por essas paragens, mas o navio era maior e, sobretudo, a missão era outra...