segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ILHA DE CRETA - SOUDA BAY

Já era noite quando atracamos na Ilha de Creta - Souda Bay (Κρήτη - Κόλπος της Σούδας). Com esta escala chega ao fim mais uma missão, neste caso a Operação Active Endeavour (OAE).

Esta paragem na Base Naval de Souda, tem como objectivo principal a correcção de pequenos problemas de ordem técnica, apoio logístico e claro o descanso da guarnição, antes da partida para a próxima e mais longa etapa desta missão.

A capital de Creta é Iraklion (Ηράκλειο), mas a localidade mais próxima é Chania (Χανιά), dista cerca de 20 km da Base Naval, e é por lá que os elementos da guarnição aproveitam para recarregar baterias.

Com vários monumentos, Xávia convida todos os visitantes a um passeio calmo e, onde poderá encontrar a tranquilidade de uma cidade mediterrânica e uma temperatura amena.

Nas várias esplanadas que circundam a baía, poderá refrescar-se com uma bebida fresca, ou provar as várias especialidades gregas que são colocadas á sua disposição.

Na praça central a azáfama é bem diferente da que encontramos por aqui em pleno verão, agora com o Inverno quase a chegar o movimento é menor, o que permite uma visita mais promenorizada aos locais de interesse, sem que tenha que esperar nas sempre "aborrecidas" filas.

O Farol Veneziano do sec. XV dá as boas vindas, ou deseja boa viagem aos inúmeros marinheiros que por aqui passam, seja em navegação de recreio, sem na faina da pesca. Para terminar Chania é considerada a cidade mais bonita de Creta.

Fotos: Manuel Neto (SAR MQ/HL)

3 comentários:

Anónimo disse...

Aproveitem bem!Dias complicados se avizinham depois de passarem o Suez.Até breve...

Anónimo disse...

Excelente cidade, já ai estive duas vezes inesquecíveis, aproveitem bem.

Ps: A Noite é mais mexida em Platanias, fica ao lado de Chania.

Marta disse...

Obrigada por mais esta partilha. Também eu estive em Souda Bay, mais concretamente no NATO Maritime Operational Training Center (NMOTC). A ilha é mesmo muito bonita :-)

Fair winds and smooth sailing
Abraço
Marta