As fragatas classe Vasco da Gama tem a ré do CO (Centro de Operações), vários contentores onde podemos encontrar o Centro de Comunicações, Central Transmissora, e os contentores dos Radares DA08, MW, e dos Stirs (Radares de Tiro). Todos estes contentores são refrigerados pelos ACU's (Air Conditioner Units).
Estes equipamentos são responsáveis por manter as temperaturas a rondar os 17/18º C no interior dos contentores. Utilizando a água salgada como um dos elementos principais para essa função, necessitam de manutenção regular no que concerne à remoção das centenas/milhares de mexilhões que nos encanamentos encontram um excelente habitat.
Entrando nesses mesmos encanamentos ainda na forma de embrião, acabam por se desenvolver no interior, causando a obstrução dos mesmos e o deficiente funcionamento. É aí que a "Brigada do Mexilhão" comandada pelo Sar MQ Nordeste Oliveira e "sus muchachos" entra em acção para remoção dos mesmos. Foi o que aconteceu durante o transito para La Valletta, onde a brigada retirou dos encanamentos o mexilhão que as fotos documentam.
Fotos: Paulo Pereira (CAB E)
1 comentário:
olha os meus filhotes!!!! ;)
Que saudades que tenho de vocês: Oliveira (Nordeste), o Neves (o Bob), o Graçio (Pastor), o Silva (Tonigth'tunou) e o Almeida (bem qual será a alcunha que terão colocado a ele??? ) o elemento mais recente da família que é a "BRIGADA DO MEXILHÃO" a melhor de bordo não só pelo mexilhão mas porque é de facto a melhor!!!!!Sou uma felizarda por vos ter conhecido e ter trabalho convosco, nas piores e nas melhores alturas, não podia estar melhor, era impossível!!
Desejo tudo de bom amigos do coração, com muitas saudades vossas e lá estarei no cais à vossa espera para vos abraçar!
Unidos, todos os problemas se ultrapassam, continuem como são e DIVIRTAM-SE BUÉ!!!!
Para toda a guarnição da Alvares Cabral uma abraço, bjinho enorme para todos vós, muito êxito para a missão, FORÇA CAMARADAS!!!! MAR CM Sousa;)
ADORO-VOS!! VOLTEM CÉLERES!!!
Enviar um comentário